Feira de Maio de regresso à Moita


Toiros, gastronomia e cultura à solta

É já entre os dias 24 e 27 que a vila da Moita recebe a tradicional Feira de Maio, marcando também o início das festividades populares um pouco por todo o concelho. Haverá largadas de toiros - de noite e de manhã -, muita gastronomia, onde se destaca o primeiro almoço da Feira, no domingo, e cultura ligada à tauromaquia e à música, onde não falta o fado e a atuação dos Dialecto, no domingo, que fecha as festividades de Maio na vila. 

Largadas de Toiros é a maior atração da Feira de Maio, na Moita 

Os espetáculos musicais, as largadas na Avenida Dr. Teófilo Braga (dia 25, à meia-noite e dias 26 e 27, às 10 da manhã), a exposição e desfile de carros clássicos e antigos, na Praça da República, o Espaço Gastronomia, na R. 5 de Outubro, a Conferência “Os Toiros na Literatura”, por Maria Alzira Seixo, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, e a Biofesta – 8ª Mostra de Projetos e Produtos Biológicos, no Largo Conde Ferreira, são algumas das iniciativas que integram o programa desta Feira de Maio.
A novidade deste ano vai ser o I Almoço da Feira, no dia 27 de Maio, a partir das 13 horas, na R. 5 de Outubro e ruas adjacentes. A ideia é reunir um grupo de amigos, escolher um dos restaurantes aderentes – O Cais, O Cativo, Sabor e Conversa, Moitense, Santos Paladares, Campino, Tertúlia, Pizzburger Phone e Quintal – e transformar aquele espaço numa enorme esplanada de afetos e paladares. A ementa e os preços das refeições são da responsabilidade dos espaços aderentes.

Programação da Feira de Maio 2012

Quinta-Feira, 24 de Maio


21:00h - Abertura Oficial da Feira Franca, Carrocéis e Divertimentos, com salva de morteiros.
21:00h- Abertura do Espaço da Gastronomia, na Rua Cinco de Outubro.
22:00h- Animação noturna a cargo dos espaços comerciais.

Sexta-Feira, 25 de Maio

15:00h – Sessão de esclarecimento das potencialidades e oportunidades dos mercados Árabes no edifício dos Paços do Concelho. Org: Câmara Municipal da Moita/Câmara do Comercio e Industria Árabe - Portuguesa.
21:00h – Salva de Morteiros.
21:00h- Abertura do Espaço da Gastronomia, na Rua Cinco de Outubro.

22:00h-Noite do Fado com João Chora e Milene Candeias, acompanhados por Pedro Viana, na Guitarra Portuguesa e Luís Guimarães, na Viola de Fado. Nas escadarias da Câmara Municipal, Praça da República.

23:00h- Animação Musical com o grupo “Steel”, no Espaço da Gastronomia.
24:00h - 1ª Largada de Toiros na Av. Dr. Teófilo de Braga. (Os toiros são fornecidos pela Casa Agrícola Santo Toiro do Exmo. Sr. Dilário Cavaco).

Sábado, 26 de Maio

8:00h - Alvorada com Salva de Morteiros.
10:00h - 2ª Largada de Toiros na Av. Dr. Teófilo de Braga. (Os toiros são fornecidos pela Casa Agrícola Santo Toiro do Exmo. Sr. Dilário Cavaco).
11:00h - Exposição de Carros Antigos e Clássicos, na Praça da República. (Org HACETS)
12:00h - Abertura do Espaço da Gastronomia, na Rua Cinco de Outubro.
15:00h - Desfile de Carros Antigos e Clássicos - Início na Praça da República. (Org HACETS)

15:00h – Conferência “Os Toiros na Literatura”, por Maria Alzira Seixo, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça- Moita. Org: Câmara Municipal da Moita.

17:30h – Espetáculo Taurino na Praça Daniel do Nascimento.
21:00h - Salva de Morteiros.
22:00h – Concerto dedicado ao Pasodoble pela Banda Musical do Rosário, no palco nas escadarias da Câmara Municipal, Praça da República.
23:00h - Concerto Musical com "Pão com Manteiga", no palco da Praça da República.
23:30h – Animação Musical com Nélio Pinto no Espaço da Gastronomia.
Corrida de Toiros fecha a feira da Moita 


Domingo 27, de Maio

8:00h - Alvorada com Salva de Morteiros.
10:00h - 3ª Largada de Toiros na Av. Dr. Teófilo de Braga. (Os toiros são fornecidos pela Casa Agrícola Santo Toiro do Exmo. Sr. Dilário Cavaco).

10:30h - Abertura do Espaço Biofesta - 8º Mostra de Projectos e Produtos Biológicos.

13:00h – I Almoço da Feira, no Espaço da Gastronomia, na Rua Cinco de Outubro e zonas adjacentes. Participe e inscreva-se já nos restaurantes aderentes!
14:00 - Arruada com a Charanga Musical Huga-Huga do Rosário.
17:30h - Corrida de Toiros, na Praça Daniel do Nascimento.
18:00h - Encerramento do Espaço Biofesta 2012.
21:00h - Salva de Morteiros.
22:00h – Concerto com o agrupamento musical “Dialecto”, no palco da Praça da República.
24:00h - Encerramento da Feira de Maio de 2012.

Durante a Feira visite as exposições:

“ Objetos de arte modernista”, pelo Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo e Junta de Freguesia da Moita no Posto Municipal de Turismo (nova Localização-Rua Machado Santos, nº 35);

“Flor do Risco: A Indumentária do Toureiro”, aguarelas de Helena Vitorino e Fatos de Toureiros da Moita, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça- Moita;

“O Touro o Campino e o Tejo” de José Dias, na Praça de Toiros da Moita.

O Setor de divertimentos vai estar disponível ao público até ao dia 2 de Junho de 2012.

Agência de Notícias 

Comentários