Deputados socialistas visitam escolas do distrito



PS quer obras acabadas nas escolas

Os deputados socialistas Vieira da Silva, Eduardo Cabrita, Eurídice Pereira e Ana Catarina Mendes, acompanhados pelo presidente da Concelhia do PS do Seixal e por membros da Secção socialista de Corroios, estiveram na passada segunda-feira, dia 14 de Maio, em duas escolas do distrito, dos concelhos do Seixal e de Almada.

Escola João de Barros, em Corroios, continua com as obras inacabadas 

Os estabelecimentos visitados - Escola Secundária João de Barros, em Corroios, e a Escola EB 2+3 na Trafaria - foram identificados por duas razões, entre outras, que preocupam os deputados socialistas: “a conclusão das obras de reabilitação do edificado, paradas por indicação do Governo PSD/CDS, e a sustentabilidade futura dos TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária!”.
Relativamente à escola em Corroios, com 1008 alunos e 41 turmas, a visita incidiu, fundamentalmente, “nas consequências que a paragem das obras de reabilitação, iniciadas em Outubro de 2010, estão e continuarão a provocar no normal funcionamento dos anos letivos seguintes”.
Em comunicado enviado à imprensa, os deputados do PS questionam qual vai ser desenvolvimento das intervenções  nas escolas que estariam estimadas no âmbito da Parque Escolar.
“Em concreto, segundo representantes da Parque Escolar, a 1ª fase da obra encontra-se parada por processo de insolvência de uma empresa do consórcio. Ficou a indicação de que se previa, nos próximos dias, uma tomada de decisão que poderá passar pela rescisão ou pela resolução parcial do contrato. Se esta informação, quanto à 1ª fase, fica pendente de próximos desenvolvimentos, relativamente às fases seguintes, desconhece-se como se desenvolverão".
"O facto é que existem informações diferenciadas, sendo que, questionado pelos deputados socialistas de Setúbal, o Ministro da Educação respondeu genericamente e sem qualquer indicação de execução de trabalhos seguintes”.

PS quer retorno das obras nas escolas
Frisando que “a ‘ João de Barros’ não é, no distrito de Setúbal, a única ‘secundária’ com este tipo de problemas”, os deputados falam também da escola do Pinhal Novo, visitada na semana anterior pelos mesmos deputados, que dizem “encontrar-se confrontada com um futuro próximo incerto, por se desconhecer quando serão retomadas as obras de requalificação que se encontravam em curso há alguns meses”.
Sobre a Escola de Ensino Básico de 2º e 3º Ciclos da Trafaria, incluída em Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP), os deputados pretenderam também saber “quais as previsões de continuidade deste projeto de prevenção e combate ao insucesso escolar do ensino básico, lançado pelos anteriores governos socialistas, face à dependência de recursos relativamente ao Ministério da tutela”.
“A EB da Trafaria conta com 316 alunos e fez decrescer substancialmente o abandono escolar que foi, no final do ano letivo de 2010/2011, na ordem de 0,2%. Ficou a expetativa que o Governo seja sensível à importância do projeto e que os recursos para garantir a sua prossecução sejam garantidos”, consideram em nota enviada.
O documento acrescenta ainda que “a defesa da escola pública foi o tema de uma interpelação parlamentar ao Ministro da Educação, agendada pelo Partido Socialista na passada 5ª feira”.
Uma tomada de posição “em consequência das medidas que o Governo PSD/CDS tem vindo a tomar em áreas como a revisão curricular (que prevê a eliminação da formação cívica, remetendo para uma opção de escola dependente de crédito horário atribuído pelo Ministério, a redução da carga horária das opções específicas no ensino secundário, que exige a definição de novos programas e de novos manuais que se desconhecem e gera desemprego nos professores), as dúvidas sobre a continuidade dos TEIP, que fomentam  escolas de qualidade e inclusivas garantindo respostas diferenciadas, e a viabilização de mega-agrupamentos sem qualquer critério, entre outras preocupações”.

Agência de Noticias 

Comentários