Caixinha das Memórias no Barreiro


Crianças aprendem memórias através de movimentos do corpo

Alunos do pré-escolar da Escola Básica do 1º ciclo de Santo António da Charneca, na Cidade Sol, Barreiro, participaram, a 22 de maio, na oficina de movimento “A Caixinha da Memória”. Esta iniciativa, promovida pela Câmara do Barreiro, transportou-os aos tempos de quando eram bebés. A monitora Marina Nabais recebeu os alunos na Biblioteca Escolar, escondida debaixo de um pano, deixando descobrir primeiro uma mão, depois outra, os pés e, por fim, todo o corpo. A animação, a descontração e os risos dos alunos começaram logo no início. 

Marina Nabais levou dança às crianças 

“Um dia fui visitar a Sra. Memória. Foi difícil perceber onde ela morava. Procurei nas ruas, nas casas, na floresta, nos livros, nas canções... Resolvi perguntar à minha avó: ‘Oh avó, onde mora a Sra. Memória?’ E a minha avó, que conhece esta senhora como ninguém, explicou-me que ela mora numa caixinha dentro de nós e de todas as coisas.
Vamos então partir para esta descoberta?
Onde será que ela mora? Como se parece?
Será que o meu corpo guarda a Sra. Memória?”
Foi com estas palavras que teve início a oficina de movimento, em que os alunos foram desafiados a encontrar as pequenas memórias que já foram construindo, quer pela sua vivência, quer pelas experiências que esta oficina trouxe.
A iniciativa começou com exercícios de relaxamento, seguindo-se os exercícios de locomoção associados ao nascimento e crescimento do ser humano, dos animais e das plantas. Tal como os bebés, os alunos do pré-escolar rastejaram e gatinharam. A recordação dos movimentos e a imagem de um lagarto e de um sapo, por exemplo, ajudaram os alunos na locomoção.
Através de jogos mais elaborados, os mais novos recordaram experiências e trouxeram as memórias ao corpo.

Marina Nabais, a contadora de histórias
Nasceu em Luanda em 1974. Na sua formação destaca-se Bacharelato na Escola Superior de Dança (ramo de espetáculo) em 1992/1995; pós-graduação na School For New Dance Development (Amsterdão) em 1995/97; Curso de Dança na Comunidade do Fórum Dança em 2006; vários workshops de movimento, voz e teatro.
Frequenta o Mestrado de Artes Performativas – Teatro do Movimento, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.
Desenvolve um trabalho independente como coreógrafa e intérprete desde 1997, salientando-se as seguintes colaborações: Aldara Bizarro, Eléonore Didier, Hiekyoung Blanz, Lúcia Sigalho, Luís Castro, Manuela Pedroso, Nigel Charnock, Paula Varanda, Peter Michael Dietz, Rogério Nuno Costa, Susana Gaspar, Teatro O Bando.
Colabora regularmente com o Fórum Dança, como formadora.
Em 2003 nasce a Associação Cultural, da qual é diretora artística.
No seu percurso artístico, a dança tem sido o motor e elo de ligação do seu trabalho, quer como intérprete, coreógrafa, formadora, diretora artística e produtora.

Agência de Notícias 

Comentários