Banco Alimentar recolheu 2640 toneladas de alimentos


Setúbal juntou 254 toneladas de esperança

Ao todo foram 2640 toneladas de produtos alimentares os recolhidos pelo Banco Alimentar até ao final de domingo. Setúbal contribuiu com 254 toneladas que servem para “matar a fome” a 23.950 pessoas no distrito.

Em tempo de crise os portugueses sabem ajudar quem precisa 

Na zona de actuação do Banco Alimentar Contra a Fome de Setúbal foram angariadas 254 toneladas de produtos alimentares na última campanha de recolha.
Os bens alimentares serão distribuídos localmente, já a partir desta semana, a 23.950 pessoas com carências alimentares comprovadas, através de 145 Instituições de Solidariedade Social previamente seleccionadas para o efeito e supervisionadas pelo Banco.
A campanha mobilizou cerca de 2900 voluntários, que recolheram as contribuições efectuadas nos 174 supermercados onde foi organizada a recolha.

Uma grande onda de solidariedade contra a crise  
“Um extraordinário exemplo de esperança da sociedade portuguesa” face à crise actual, considera Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar. 
As 2640 toneladas de alimentos recolhidas pelos 37.500 voluntários em todo o país foram “um sinal de coesão e o melhor sinal de mobilização da sociedade portuguesa” perante as dificuldades colocadas pela crise. 
No sábado, primeiro dia da campanha, às 18h, as doações ao Banco Alimentar registavam um aumento de 18 por cento relativamente à recolha em Maio do ano passado, segundo Isabel Jonet. 
O Banco Alimentar organiza campanhas nacionais de recolha de alimentos duas vezes por ano: uma em Maio, e outra em Novembro. Apesar da crise observou-se um aumento da adesão das populações à campanha deste fim-de-semana nos supermercados, campanha que se estende até ao próximo dia 3 de Junho online. Para tal, bastará ir à página de Internet e fazer uma doação.
Esta última campanha foi organizada numa altura em que aumentam os pedidos de ajuda e a instituição procura obter mais fontes de abastecimento. 
Para Julho, já está programada a abertura de um novo posto na Madeira, mas a sua inauguração será antecipada durante os dias de recolha através de um canal online. Este canal vai estar integrado no portal Alimente esta ideia – lançado há um ano – e que foi reactivado na quinta-feira passada, como forma de chegar a mais pessoas, nomeadamente aos emigrantes. 
Cerca de um quinto dos portugueses vive actualmente em situação de pobreza, segundo dados do Banco de Portugal, citados pela presidente do Banco Alimentar, que adianta que se fossem retiradas as prestações sociais, quase metade (40 por cento) das pessoas viveria abaixo do nível de rendimento mínimo.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários