Uma Luz na austeridade por Ana Esperança


Basta Sorrir!

Depois de vos ter falado, caros leitores, na passada semana, de uma vencedora, venho hoje partilhar convosco uma forma de vencer, tao simples e tao útil nos tempos que correm… Basta sorrir!!!  Está provado que, desde o início da crise económica, aumentaram drasticamente os problemas de coração e as depressões e afinal a prevenção pode ser simples. Desde crianças que ouvimos que rir é o melhor remédio, mas não fazemos a medicação…



Mas para provar cientificamente esta frase, um grupo de cientistas da Harvard School of Public Health, no Reino Unido, concluiu que uma visão positiva da vida ajuda a manter o coração saudável. Eles observaram que as pessoas mais optimistas têm menos 50% de probabilidades de sofrer um enfarte ou de desenvolver doenças coronárias.
A investigação demonstrou ainda que um bem-estar global a nível psicológico e um estado de espírito positivo são elementos indispensáveis na preservação do coração. No entanto há que entender que a ausência de pessimismo não significa presença de optimismo. Os investigadores descobriram que factores como o optimismo, a satisfação e a felicidade estão associados a um risco mais reduzido de problemas cardiovasculares independentemente da idade, do peso ou da posição socioeconómica.
A explicação para esta descoberta está relacionada com o facto de, muitas vezes, o bem-estar psicológico estar associado a práticas saudáveis como o exercício físico, a qualidade do sono e a adopção de uma dieta equilibrada. Tudo porque estes comportamentos são inseparáveis de um bom funcionamento das funções biológicas, promovendo uma tensão arterial mais baixa e um peso corporal adequado e, consequentemente, comportando benefícios para o coração.
Todos sabíamos, e estava comprovado que estados de espírito negativos como a depressão, a raiva ou a ansiedade podem deteriorar a saúde cardiovascular.
Portanto, vacine-se: SORRIA!!!
Como este tratamento pode parecer difícil de executar, existem já academias que ajudam a praticar Terapia do Riso. A risoterapia, como método terapêutico, existe desde a década de 60.
Cada vez mais procurada, esta técnica ajuda ainda na cura de outros males do corpo. Vejamos o caso dos maravilhosos Doutores do Nariz Vermelho que, fazendo rir as crianças dos nossos hospitais, as ajudam a ultrapassar as suas doenças, às vezes tao graves. Pode até não curar, mas alivia com certeza!
Dar umas boas gargalhadas aumenta também as defesas imunológicas e a capacidade de reagir às doenças, e promove a saúde mental evitando a sua degeneração, defendem os profissionais de saúde, como diz o ditado popular "rir faz bem à saúde". Alem de que rindo é que se aprende a gostar mais de si próprio.

Nota importante: E falando de sorrisos que curam doenças e tristezas, nesta semana em que surgiu a triste notícia do jovem jogador de futebol que morreu subitamente em campo, tivemos também conhecimento de uma boa noticia associada a tudo de mau.
Este jovem e a sua irmã, deficiente mental, tinham perdido toda a família (pais e irmão) recentemente e ele era o único que podia tomar conta desta menina especial.
Agora, teria de ser nomeado um tutor judicial, mas tal não foi necessário pois Antonio  Di Natale, capitão de equipa, pediu a custodia da jovem. Antonio será o tutor, mas terá o apoio de todos os capitães do Calcio (campeonato italiano) para cuidar dela, não só neste momento de dor, mas para sempre. Depois da tempestade, vem sempre a bonança!
Resta-me desejar a todos uma boa dose de sorrisos, boa semana e boas notícias!



Ana Esperança
Pinhal Novo

Nos dias que correm as palavras de ordem são austeridade, crise e contenção…
Pois bem, caros leitores, é minha intenção nestas breves linhas dar-vos conta das boas notícias de que os canais de televisão não falam e as páginas do jornal apenas mencionam em letras tão pequenas que nem damos por elas. Chamemos-lhe “uma luz na austeridade”.


Consulte todos os artigos da autora

Comentários