Reticências da Sociedade por Ana Sofia Horta


Ensinar a sobreviver à crise com crianças

Não será difícil relembrar que as crianças são o nosso futuro e que, de um momento parar o outro, começaram a ouvir demasiadas vezes “não há dinheiro”. Mas porquê?
Não se pode fazer mais? Não existe uma máquina de fazer dinheiro? Porque temos de poupar?



Passos para educar as crianças para as poupanças e para a crise:

-         Faça uma lista de compras com os seus filhos, deixando-os ilustrar ou recortar de revistas,
-          Fique com os folhetos de publicidade para que possam ver os preços;
-          Junte todos os talões e peça aos seus filhos para guardar, no final do mês juntem-se e façam os cálculos do que gastaram e do que sobra;
-          Leve-o consigo, depois, às compras e deixe-o comparar os preços e perceber que as marcas brancas são tão boas como as outras – o mesmo se passa com a roupa e sapatos;
-          Faça as contas dos gastos com os seus filhos, almoço, material escolar.

Eduque para a crise, para a poupança, para saber o que significa o dinheiro, e ao mesmo tempo, justifica a crise e ensina os seus filhos a convivência com os números, a soma e subtracção, a forma mais fácil de poupar e a dificuldade em gerir uma casa.
Prepare-os para o futuro, são crianças, não são burros e trata-se até de uma forma didáctica de aprender diversas coisas.
Faça tabelas mensais com a alimentação, combustível e outros para comparar o mês que gasta mais.
“Educai as crianças e não será necessário castigar os homens”; “De pequenino se torce o pepino”, dizem os ditados populares, com razão.
Tempo que perde, é o que ganha com a qualidade passada com o seu filho e o que lhe transmite que o fará compreender a economia da sociedade.
Espero que ponham em prática!


Ana Sofia Silva Horta 
Educadora de Infância no Desemprego 
Oeiras 


O terceiro dia semana tem sempre uma reticência. O mundo pula e avança mas, à Terça-feira, Ana Sofia Horta chega ao ADN com uma história de vida ou uma estória pessoal. Uma visão muito pessoal e uma opinião muito real da sociedade. Para ler, saborear, pensar e analisar. 


Consulte todos os artigos da autora


Comentários

  1. adoroooooooooo o comentário. descriçãp/publicidade.. obrigado

    ResponderEliminar

Enviar um comentário