Portas recebido com protestos em Setúbal


Ministro apela a mais competitividade com países de leste

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, afirmou ontem, em Setúbal, que Portugal tem de ser "tão ou mais competitivo" do que os países do leste europeu, para conseguir captar investimento estrangeiro. Mas antes, à chegada da fábrica da ALSTOM, Portas ainda “ouviu” cerca de duas dezenas de sindicalistas a chamarem-lhe “mentiroso”. Paulo Portas não se incomodou com “as críticas” e seguiu para o interior da indústria sem sequer olhar para “os homens da luta”.

Paulo Portas esteve ontem em Setúbal 

Paulo Portas falava a mais de uma centena de convidados durante uma visita à fábrica de metalomecânica da ALSTOM, na Mitrena, que vai investir 12,5 milhões de euros naquela unidade industrial e criar mais 55 postos de trabalho diretos e 75 indiretos.
"Em tudo quanto é crítico para a decisão do investidor, temos de ser tão ou mais competitivos do que aqueles que concorrem connosco, porque as decisões de investimento não são tomadas em função da retórica; são tomadas em função de condições práticas", disse.
"Para que os investimentos venham para Portugal é importante a boa logística do nosso Pais, é importante que as leis laborais sejam amigas do investidor e da criação de riqueza e de postos de trabalho, é importante que as leis de concorrência assegurem mercados verdadeiramente concorrenciais", acrescentou.

Os protestos para o ministro
O ministro Paulo Portas, que à chegada à fábrica da ALSTOM passou rapidamente por duas dezenas de elementos afetos ao SIT (Sindicato das Indústrias Transformadores e Energia) que protestavam contra a degradação das condições de vida dos portugueses, salientou também a importância das reformas que o governo PSD/CDS tem vindo a promover gradualmente, para aumentar a competitividade das empresas e do País.
"Se formos um País onde as leis laborais são flexíveis, onde a justiça funciona a favor da economia, onde a concorrência é efetiva, onde, apesar das dificuldades, há atratividade fiscal como a lei prevê para projetos concretos, nós estaremos - aproveitando a nossa logística e o facto de sermos um País tranquilo -, em condições de atrair investimento estrangeiro", disse.

ALSTOM arranca em maio de 2013
Como explicou o presidente da ALSTOM Portugal, Ângelo Ramalho, o investimento que hoje foi anunciado em Setúbal visa criar condições físicas e técnicas para a "produção de condensadores e reaquecedores de vapor para as designadas ilhas convencionais de centrais nucleares".
De acordo com o responsável da ALSTOM, trata-se de um projeto que vai arrancar em maio próximo, estando o início de produção previsto para daqui a um ano.
Ângelo Ramalho disse ainda que a primeira entrega só deverá ter lugar em finais de 2014 e que, com este investimento, a empresa espera ter um acréscimo do volume de vendas na ordem dos 40 milhões de euros por ano.

Agência de Notícias 

Comentários