“Palmela Arqueológica” lançado amanhã


Município comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

A Câmara Municipal de Palmela associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2012, com um programa a realizar amanhã, 20 de abril, a partir das 18 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela, onde se destaca a apresentação da publicação “Palmela Arqueológica no Contexto da Região Interestuarina Sado – Tejo”. 

 
Dia dos monumentos e sítios lembrado em Palmela 

Este lançamento é o culminar da ação de divulgação de investigação arqueológica em Palmela, que teve início com a exposição “Palmela Arqueológica” e integrou a realização de um seminário sob o mesmo nome.
O programa comemorativo prevê, também, a intervenção dos arqueólogos Victor Gonçalves (UNIARQ – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e Luís Raposo (Museu Nacional de Arqueologia), que nos trarão mais informação sobre alguns dos principais sítios arqueológicos do concelho.
O Dia Internacional de Monumentos e Sítios, comemorado a 18 de Abril, foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) em 1982, e aprovado pela UNESCO. Para assinalar a data, este ano, o ICOMOS elegeu como tema o Património Mundial, a propósito do 40º aniversário da Convenção para a proteção do património mundial, cultural e natural da UNESCO.
Em Portugal, as comemorações são promovidas pelo IGESPAR, com atividades subordinadas ao tema “Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança”.

Programa:

18h00  Abertura da sessão
Intervenção da Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Ana Teresa Vicente

18h30 Conferência pelo Professor Doutor Víctor Gonçalves (F.L. Universidade de Lisboa)
As Grutas Artificiais de Casal do Pardo, Palmela

19h00  Apresentação da obra “Palmela Arqueológica no Contexto da Região Interestuarina Sado –Tejo”, pelo Dr. Luís Raposo (Diretor do Museu Nacional de Arqueologia)

Moscatel de Honra

Câmara de Palmela oferece livros aos novos utentes


No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil e do Dia Mundial do Livro, a Câmara de Palmela promove a iniciativa “ Um Livro para um Novo Leitor”.
Nesse sentido, e em parceria com a Ronda das Letras, a autarquia oferece, até 28 de abril, um livro aos novos leitores da Rede Municipal de Bibliotecas Públicas do Concelho de Palmela.
Será oferecido um livro aos primeiros dois utentes que se inscrevam de acordo com os escalões etários 0-6 | 7-12 | 13-17 | mais de 17 anos.


Agência de Notícias 

Comentários