Palco ADN – 4 de Nylon


Nascidos para tocar guitarra

São quatro mas não um “quarteto”. São, simplesmente, os 4 de Nylon. Nasceram para música, pela primeira vez, no Auditório Municipal de Pinhal Novo – em Janeiro deste ano – onde encheram uma sala cheia de amigos e onde o público saiu satisfeito com o trabalho dos quatro virtuosos da guitarra. Eles voltam a subir ao palco. É já hoje, nos bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, para mais uma noite de boa música, muito boa onda e grande talento. O ADN foi conhece-los na Escola de Música Classe Guitarra, em Pinhal Novo.

Banda deu primeiro concerto a 14 de Janeiro 

Todos são estudantes, todos tocam na Orquestra Nova de Guitarras, e todos são, acima de tudo, amigos e apaixonados pela guitarra clássica. Fazem música por puro prazer, têm planos para o futuro. E querem chegar longe ou, como dizem, “até onde o público quiser”. Afinal a música é para massas – mesmo que uma minoria – e os projectos dependem das vontades de quem os ouve.
Miguel Madaleno, Nuno Murteira, Miguel Silva e André Issa são os protagonistas desta história com música dentro e guitarras a tocarem baixinho. Sãos os 4 de Nylon no Palco ADN.
A história dos quatro começou a escrever-se no verão passado quando a ideia começou a dedilhar entre os dedos. Todos já se conheciam há algum tempo e nutrem uma paixão intensa pela área da música.
“Estamos todos envolvidos na Orquestra Nova de Guitarras, e queremos os quatro enveredar pelo caminho da música em termos profissionais”, explicou Miguel Madaleno ao ADN.
Depois de várias conversas cruzadas, de ensaios de guitarras e muitas outras cumplicidades, “achamos que seria muito interessante a criação deste quarteto até pelo gosto qeu temos pelo instrumento que nos une na música”, frisou Miguel Madaleno. O projecto ganhou raízes sólidas, o estilo foi escolhido e as portas da criação começaram a abrir-se devagarinho.

Mistura de ritmos
Como diz Nuno Murteira, “somos os quatro parecidos e, ao mesmo tempo, os quatro diferentes” na abordagem a cada tema. Juntaram as diferenças, remisturaram os que os une e uniram a amizade para fazer nascer e crescer o projecto 4 de Nylon.
As influências variam muito de músico para músico. Música espanhola para uns, ritmos mais modernos para outros e, claro, as sonoridades mais clássicas. “Tudo isso faz parte da nossa cultura enquanto músicos”, diz Miguel Silva.
O repertório não se resume a um estilo, é uma mistura de muitos estilos. Há tangos, música clássica e adaptações de temas actuais à sonoridade da guitarra. “Esta é a nossa mistura”, contava Nuno Murteira.
E, como diz André Issa, “queremos chegar o mais longe possível, até onde o público nos quiser”. E até agora, banda e público têm mostrado empatia. As pessoas gostam do trabalho da banda e os quatro amigos gostam do “aplauso” e do “carinho” do público. Isto também acontece, diz André Issa, porque “as pessoas se identificam com o nosso reportório”.


A estreia acolhedora
Tangos, ritmos modernos e clássicos são o reportório dos 4 Nylon   
Estrearam-se a 14 de Janeiro, um sábado, no Auditório Municipal de Pinhal Novo. E logo com casa cheia. A estreia foi “muito importante” porque revelou, desde logo, um grande interesse pelo trabalho da banda. E os quatro não desiludiram em nada. Concentrados e descontraídos, atentos e soltos, exigentes e em sintonia com o público, o espectáculo foi a rampa de lançamento para o primeiro capitulo do sucesso e para a tão desejada dose de confiança que um concerto assim transmite. 
“Grande parte do público já nos conhecia de outros trabalhos e tiveram curiosidade em saber como seria este novo projecto”, garante Miguel Madaleno.
O ambiente familiar ajudou em muito. “Foi muito importante ser assim em dia de estreia. O ambiente acolhedor deixou-nos à vontade o que tornou o momento ainda mais especial para nós”, recordou Miguel Madaleno ao ADN.
Está dado o primeiro pontapé de saída para outros voos e outras aventuras mais longe do “seu público”. Miguel Silva refere que a banda “prefere tocar em salas de espectáculos”. É aí que a banda ganha toda a força. A banda explica. “É sempre diferente. Até pelo instrumento que é, pela acústica, pela atenção do público a alguns pormenores que na rua seriam diferentes”.

Música na Rua, no Porto

Banda tem apostado no Música na Rua, no Porto 

Ainda assim, a rua, é também uma aposta dos 4 Nylon. Até porque a banda de Pinhal Novo anda a dar cartas na capital do Norte, no Porto, onde está a participar na "Música na Rua". Um concurso promovido pela Câmara do Porto, Metro do Porto, Casa da Música e a SPOT, que visa procurar novos talentos e promove animação cultural nas estações da rede do metro.
À semelhança do que sucede nos sistemas de metropolitano de cidades como Londres, Paris, Nova Iorque ou Barcelona, também no Metro do Porto a música passa a ter um lugar reservado e os novos talentos musicais encontram condições para actuar regularmente perante um público entusiasta e participativo. Na rede do Metro do Porto circulam diariamente cerca de 200 mil pessoas - 60 por cento das quais com idades compreendidas entre os 15 e os 35 anos. Os 4 Nylon aproveitaram a oportunidade e estão a conseguir resultados. Ultrapassaram os castings e já vão a caminho da final. “Está a ser uma experiência fantástica, uma oportunidade de nos mostrarmos para outro público e tem sido muito agradável” diz a banda. Os 4 de Nylon prometem “representar condignamente a Vila de Pinhal Novo e elevar o bom nome do concelho de Palmela”, nos concertos que estão a fazer no Porto.
E apesar da terna idade da banda, as aventuras já são algumas. Que o diga o Miguel Silva que a tocar na Ribeira do Porto teve, em espaço de minutos, “dois presentes” de gaivotas. Memórias para mais tarde recordar.

A história dos 4 Nylon
4 Nylon porquê? Miguel Madaleno explica. “Bem, tínhamos uma preocupação: não usar no nome quarteto pra não ser igual a tantos”. As voltas não foram muitas e depressa chegaram ao resultado final. Eram quatro e nylon é a principal característica das cordas da guitarra clássica, o seu instrumento de trabalho; onde tudo começa e acaba.
Os dados estão lançados, as guitarras já estão prontas, a imaginação dos 4 Nylon está no auge da criação. É um projecto inovador, diferente de outros projectos, envolvente, às vezes cúmplice, outra tranquilizante. E sempre bem tocado.
Sobem ao palco dos Bombeiros de Pinhal Novo, esta noite a partir das 21.30 horas e, no dia 26 de Maio, estarão em Montemor-o-Novo. A música não pára.

Vota nos 4 Nylon
Concurso de Bandas no Porto - Musica na Rua, no qual está a decorrer uma votação para eleger uma banda. Através deste link todos podem votar nos 4 de Nylon fazendo um "gosto" no vídeo.
http://www.youtube.com/4deNylonTV
Mais informação: ´

Comentários