BE promove debate em Setúbal e lança site para estudantes que perderam bolsa


"Eu Perdi a Bolsa" divulga casos de estudantes com dificuldades

O Bloco de Esquerda criou um site [Eu Perdi a Bolsa!] onde podem ser relatados casos de atraso e de injustiça na atribuição de bolsas de estudo. O partido vai apresentar um novo regulamento da ação social escolar, esta semana. Enquanto isso, o filme “Setúbal – Cidade Vermelha”, realizado em 1975 por Daniel Edinger, sobre a revolução de 25 de Abril em Setúbal, é o segundo tema do ciclo “Revoltas e Revoluções”, organizado pelo BE que terá lugar esta sexta-feira, pelas 21.30 horas, na sede do partido, em Setúbal.

BE criou site onde jovens podem relatar porque perderam a bolsa


Os estudantes do Bloco de Esquerda lançaram o site www.perdiabolsa.com [Eu Perdi a Bolsa!] com o objetivo de recolher o maior número possível de denúncias de pessoas que deixaram de estudar, que perderam o seu apoio social ou que estão prestes a abandonar o Ensino Superior.
Fabian Figueiredo, um dos integrantes do "Eu Perdi a Bolsa", explicou que o site pretende lutar por uma ação social escolar mais justa, inclusiva e gratuita. "Os estudantes mais carenciados veem-se obrigados a abandonar o ensino superior por vontade deste governo, que não respode perante as pessoas que mais dele precisam", afirma o jovem do BE.
O portal encontra-se online desde segunda-feira e, até à hora da publicação desta noticia, já podiam ser lidas dez denúncias. Fabian afirma que há uma ideia adjacente em todos os comentários expostos: "A revolta dos estudantes que, por não ter capacidades económicas, não conseguem continuar com os seus estudos".
Uma das últimas denúncias chega uma aluna da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria que, por falta de bolsa, desistiu mesmo da universidade. A desistência, diz a jovem, aconteceu “devido a uma divida que a minha mãe tinha com a Segurança Social”. Por causa da divida “foi me negada a Bolsa. Acabei por desistir da universidade, à qual eu mesma acabei por ficar a dever propinas por ‘ter ocupado um lugar muito necessário’”.

Há 56 mil bolseiros

Segundo o Bloco, o número de estudantes bolseiros sofreu uma quebra, estando hoje em cerca de 56 mil, valor semelhante ao registado há 12 anos, sendo que universo atual é muito maior do que em 2000.
“Num momento em que as mudanças no regulamento da Ação Social Escolar são igualmente a explicação para a diminuição do número de estudantes a receber bolsa de estudo, o Bloco de Esquerda salienta o estudo coordenado pela Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) que revela que devido à crise financeira e às maiores dificuldades de acesso à Ação Social, quase metade das universitárias e dos universitários vivem hoje dificuldades económicas e 65 por cento teme deixar o Ensino Superior por motivos financeiros”, explica o BE.
O novo site pretende, assim, ser “um espaço de partilha de estudantes sobre a perda da bolsa e/ou a razão pela qual tiveram de abandonar a faculdade”. Neste espaço online podem também ser encontradas ´”propostas para evitar a exclusão, por motivos económicos, de estudantes do Ensino Superior”.
A iniciativa "Eu perdi a bolsa!" está também no facebook.
  
Bloco de Esquerda promove debate “Setúbal – cidade vermelha”
25 de abril vivido em Setúbal 

O filme “Setúbal – Cidade Vermelha”, realizado em 1975 por Daniel Edinger, sobre a revolução de 25 de Abril em Setúbal, é o segundo tema do ciclo “Revoltas e Revoluções”, organizado pelo Bloco de Esquerda de Setúbal (BE) que terá lugar esta sexta-feira, pelas 21.30 horas, na sede do partido.
Segundo o BE, “conscientes de que o conhecimento do passado é fundamental para a compreensão do presente, estes debates em volta das ‘Revoltas e Revoluções’, pretendem reavivar a memória de acontecimentos decisivos para a história da esquerda e dos movimentos populares”.
Em 1975, o povo de Setúbal esteve na primeira linha dos acontecimentos ocorridos após a revolução de 25 de Abril. O “poder popular”, com a acção de comissões de moradores, trabalhadores ou soldados, reunidas no “Comité de Luta”, são o tema do filme que o realizador francês, Daniel Edinger, filmou em Setúbal em outubro de 1975.

Paulo Jorge Oliveira



Comentários