BE contra redução das paragens das carreiras urbanas em Setúbal


“Várias carreiras não terminam o seu percurso, situação que deixa várias pessoas sem qualquer transporte”


O Bloco de Esquerda opõe-se à redução das paragens dos autocarros urbanos, em Setúbal, e exige mais qualidade na oferta do serviço público de transportes, com o aumento da frequência e regularidade das carreiras disponíveis, tanto durante a semana, como no período nocturno e ao fim-de-semana.

BE não quer TST com menos paragens em Setúbal

 Segundo o Bloco de Esquerda, “no passado dia 16 e Abril, a empresa de transportes coletivos T.S.T. procedeu a mais uma alteração na rede urbana, ao arrepio dos interesses das populações”. Para o BE, “a redução das paragens dos autocarros urbanos, surge como uma medida meramente economicista da T.S.T. e que deixa de fora as reais necessidades das cidadãs e dos cidadãos setubalenses”, ao que acresce a situação reportada pelo Bloco que de “várias carreiras não terminam o seu percurso, situação que deixa várias pessoas sem qualquer transporte”.
O Bloco de Esquerda lamenta “que a melhoria da qualidade dos transportes não seja uma prioridade para aquela empresa e que a maioria das alterações adotadas, com apoio da Câmara Municipal de Setúbal, seja sempre em prejuízo das/dos utentes”.
Nesse sentido, o partido “vê com preocupação as cedências da autarquia ao princípio basilar de respeito pelos direitos das populações, cedências que têm elevados custos sociais para as famílias”. “Os direitos das/os utentes e a prestação de um verdadeiro serviço público de transportes não podem ser subalternizados, face aos interesses da gestão das empresas de transportes privados”, consideram ainda em comunicado enviado ao ADN.

BE quer mais autocarros à noite e fim de semana
Para a Concelhia de Setúbal do BE,” a promoção do transporte coletivo é uma urgência, tanto no sentido social do direito à mobilidade de todas as pessoas, sem exceção, como na necessidade de defesa do meio ambiente e diminuição da sinistralidade”, por outro lado, “não promover o transporte coletivo é revelador de uma visão curta de quem não entende a premência da criação de alternativas válidas ao transporte individual, tanto mais urgente no atual contexto de crise”.
Considerando que “defender transportes públicos com qualidade é defender o seu aumento e promoção entre as cidadãs e os cidadãos de Setúbal”, o Bloco de Esquerda “defende uma maior frequência de autocarros no período nocturno e aos fins-de-semana, possibilitando uma maior mobilidade por parte da população durante aqueles períodos, onde a oferta pública de transporte é quase inexistente”, bem como “uma maior frequência e maior regularidade nos horários das carreiras, permitindo um fácil acesso às e aos utentes setubalenses”
O Bloco defende ainda o reforço das carreiras e a maior promoção do transporte público coletivo em Setúbal e exige um verdadeiro serviço público de transportes ao serviço das populações.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários