APPACDM inaugura picadeiro na Quinta da Serralheira


“O homem sonha… a obra nasce”

O Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal inaugurou o Picadeiro na Quinta da Serralheira. O sonho só foi possível graças ao apoio total da parceria entre o Continente e o Tony Carreira, integrado no projeto Tour dos Sonhos. O Continente e o cantor, desde a primeira hora, deram aval para a obra.

Picadeiro melhora apetências dos meninos da APPACDM

Elisabete Moreira, coordenadora pedagógica Centro Sócio-Educativo, defende que este projecto é destinado a todos os alunos e utentes do APPACDM e também a crianças de escolas de ensino regular. “Todos os alunos beneficiam deste apoio, mas de forma diferente”, pois os planos de acção que o centro propõe passam pelo contacto com os animais de várias formas – os alunos podem alimentar os animais, escová-los e cuidar das boxes, além das actividades de hipismo.
O picadeiro vai também desenvolver projectos conjuntos entre alunos da APPACDM e crianças de vários agrupamentos, para promover a inclusão social.
Elisabete Moreira pretende que as actividades ofereçam uma crescente “estabilidade emocional”, que mais tarde facilitem o “despiste profissional” dos alunos.
A responsável afirma que o picadeiro, que custou cerca de 35 mil euros, foi “um processo moroso e delicado” e funcionará aos sábados como escola de equitação. Dispõe de quatro cavalos, um pónei, um burro e outros animais como galinhas, patos e coelhos.

Continente e Tony Carreira deram aval imediato
Este projeto surgiu  no âmbito da parceria entre o Continente e o Tony Carreira (Tour dos Sonhos). O Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal – Escola de Ensino Especial – a qual o Tony Carreira muito gentilmente apadrinhou – foi uma das instituições selecionadas no distrito de Setúbal para a concretização de um sonho, que se traduziu na adequação do picadeiro com as condições básicas de utilização, dada a sua importância terapêutica.
Os responsáveis desta escola definiram que a cobertura do picadeiro seria a obra primordial para atingir esse objetivo.
O projeto foi, desde logo aceite pelos responsáveis do Continente e reafirmado aquando da visita do Tony Carreira às instalações. A inauguração contou com a presença de representantes do Continente, da Câmara Municipal de Setúbal e da Segurança Social.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários