‘Amigo, Mudei a Casa’ no Centro de Acolhimento


Alunos do Barreiro dão cara nova à sala do Palhacinho

No âmbito da 15ena da Saúde, do Voluntariado e da Solidariedade Entregerações do município do Barreiro, a ação de voluntariado ‘Amigo, Mudei a Casa’ realizada por alunos voluntários da Escola Superior de Tecnologia (EST) do Barreiro ganhou destaque, este ano, no Centro de Acolhimento ‘O Palhacinho’ da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro (SCMB). Em apenas dois dias cerca de 20 jovens tornaram a “sala da televisão” deste Centro mais atrativa, com as cores branco, verde e lilás a realçar os sorrisos dos meninos e elementos responsáveis desta resposta social.


20 voluntários deram nova vida a sala do Centro de Acolhimento

 Luís Correia, mesário da SCMB, agradeceu à EST Barreiro e à autarquia pela ação levada a cabo, reconhecendo “a amizade e o apoio” que admitiu já conhecer do executivo municipal e realçando a “surpresa bem agradável” tida em relação à EST Barreiro. “Muito obrigada pela obra meritória que estão a fazer, pois inclusive conseguiram arranjar os materiais dentro das cores idealizadas”, enalteceu Luís Correia.
Segundo a vereadora da Juventude, Regina Janeiro, as necessidades apuradas pelos eleitos em visita ao Centro de Acolhimento, durante o Roteiro da Freguesia do Barreiro, levaram a que este fosse o local escolhido para receber esta ação de requalificação. O pequeno arranjo de janelas e portas e a sua pintura, bem como a de paredes e teto, foram protagonizados por uma equipa ‘repetente’ que, em 2011, requalificou com êxito parte da casa de jovens da Associação RUMO.

Escola Superior de Tecnologia aberta à sociedade

Para a diretora da EST Barreiro, Otília Dias, a satisfação dos alunos prende-se com a possibilidade de intervir na comunidade, sendo certo que “ficam relações entre todos”. “Todas as quartas-feiras, meninos de 2º e 3º ciclo da RUMO vão para o Politécnico fazer os trabalhos de casa e ter apoio de Matemática e Inglês”, confessa, reconhecendo a importância de existirem “imagens de adultos que ficam como referência”.
Desafiados para novas iniciativas, está já feita a promessa de intervir no Convento da Verderena, em conjunto com a Universidade da Terceira Idade do Barreiro. A ação está prevista de acontecer até ao verão.
Apostada na defesa e promoção da saúde da população, a Câmara Municipal do Barreiro tem vindo a desenvolver um conjunto de ações em articulação com diversas Entidades e Instituições do Concelho. Fruto da experiência deste trabalho de parcerias, a 15ENA tem privilegiado ações de cariz social, voluntário e entre geracional e chega ao fim, com um balanço muito positivo, no próximo domingo.

Agência de Notícias 

Comentários