Almada, Sesimbra e Palmela vão desligar três mil candeeiros públicos


Almada já desligou 1500 focos de iluminação pública 

Vários municípios do distrito de Setúbal estão já a trabalhar no programa de eficiência energética. Almada, Sesimbra e Palmela foram os primeiros a identificar os pontos de luz a desligar. O primeiro concelho a avançar foi Almada e já se iniciou a desligação dos mais de 1500 focos indicados pela Câmara.
1500 candeeiros já foram desligados em Almada  

A Direção de Rede e Clientes Lisboa da EDP Distribuição tem mantido contactos e conversações com várias das edilidades do seu raio de ação que, numa perspetiva de execução de um programa de eficiência energética que conduza a uma mais racional utilização da energia usada na Iluminação Pública, pretendem desligar alguns focos luminosos não imprescindíveis. 
Vários são os municípios que estão já a trabalhar neste programa, nomeadamente – na margem sul do Tejo - os de Almada, Sesimbra e Palmela, identificando os pontos de luz a desligar. 
O primeiro concelho a avançar foi Almada e já se iniciou a desligação dos mais de 1.500 focos indicados pela Câmara Municipal, respeitando-se a seguinte prioridade, por freguesias: Feijó, Laranjeiro, Caparica, Charneca da Caparica, Sobreda, Costa de Caparica, Cova da Piedade, Cacilhas, Pragal, Almada e Trafaria. 
Entretanto foi solicitado pela Câmara que se desviassem os recursos humanos envolvidos nesta operação para uma outra frente, estando-se neste momento a proceder à desligação da maioria dos candeeiros das urbanizações sem construções existentes no concelho, a saber: Quintas de Baixo, da Genovesa, do Pedro Manso, de Santo António, do Desembargador, de Santa Teresa II, da Farrapa, de Santa Maria e da Estrelinha; Aldeia dos Capuchos e Loteamento Urbano em Palhais. 
Após a desligação destas urbanizações será retomada a desligação de focos isolados noutros locais das freguesias identificadas. 
Foram também já recebidos pedidos das câmaras municipais de Sesimbra e Palmela. Ao todo, foram já recebidos pedidos para desligar cerca de 3000 candeeiros. 
Todos os pontos desligados ao abrigo deste programa serão marcados pela EDP Distribuição com um autocolante fluorescente, para identificação automática da causa que leva a que estejam apagados.

Agência de Notícias 

Comentários