25 de Abril no Litoral Alentejano


Municípios celebram revolução dos cravos

No sul do distrito – Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines – o 25 de abril também é tema forte nos próximos dias. Em Grândola, a vila morena imortalizada por José Afonso, a autarquia propõe-se formar o maior cravo humano da Liberdade. Em Alcácer do Sal, esta noite, Sérgio Lucas e alguns Ídolos, sobem ao palco para cantar “Ídolos de abril”. Em Santiago é noite de ouvir Carlos do Carmo que vai receber, da autarquia alentejana, as chaves da cidade. Em Sines, mesmo com cortes no orçamento, a autarquia faz subir ao palco principal a Brigada Victor Jara e à meia-noite há fogo de artifício.


Ídolos de Abril em Alcácer do Sal
25 de Abril em Alcácer comemorado com  muita música 

Esta noite, pelas 22h15, a Praça Pedro Nunes recebe Sérgio Lucas e alguns Ídolos, que sobem ao palco para cantar “Ídolos de abril”. O concerto conta com a participação do alcacerense Gonçalo Oliveira e de outros convidados. A noite termina com um fantástico espetáculo piromusical, pela meia-noite, nas margens do rio Sado.
No dia 25 de abril decorrem as cerimónias oficiais de Hastear da Bandeira Nacional, às 9 horas, na Junta de Freguesia do Torrão, e, às 11 horas, no Edifício dos Paços do Concelho, em Alcácer do Sal, em ambos os casos com a presença das bandas filarmónicas (1º de Janeiro Torranense, Progresso Matos Galamba e Amizade Visconde de Alcácer) do executivo municipal e das forças vivas do concelho.
No Torrão, atua igualmente o Grupo Feminino de Cantares do Xarrama e os Bombeiros Mistos levam a cabo um desfile comemorativo. Durante o dia há ainda uma prova de atletismo, o XVII Prémio de Ciclismo e um concerto de acordeões, este, às 15h30, na Praça Bernardim Ribeiro.


Grândola quer formar o maior cravo humano da Liberdade
Grândola convida a fazer o maior cravo humano da Liberdade 

No dia em que se assinala o aniversário da Revolução dos Cravos o Município de Grândola, Vila Morena propõe-se formar o maior cravo humano da Liberdade.
O desafio vai ter lugar no próximo dia 25 de Abril após o descerramento da placa toponímica da Praça da Liberdade, junto ao Memorial ao 25 de Abril e que assinala também o final dos trabalhos de requalificação da Entrada noroeste de Grândola.
A nova Praça é uma grande área pavimentada na cor vermelha com lajetas de mármore alentejano embutidas que formam o desenho do cravo do Memorial. A iniciativa “Vamos formar o maior Cravo Humano da Liberdade” tem início marcado para as 11h30.
Como escreveu Zeca “em cada esquina um amigo”. Vários pontos de animação são a grande novidade da festa das comemorações do 25 de Abril, que regressa este ano ao centro da vila de Grândola. Os Paços do Concelho, a Biblioteca Municipal e o Coreto são os espaços emblemáticos em torno dos quais decorrem vários espetáculos e atividades na noite de 24 de Abril.
A corrida da liberdade marca a partida para os festejos às 21h, hora a que nos Paços do Concelho começam as visitas guiadas à Galeria dos Presidentes. Na Biblioteca Municipal é inaugurada a exposição de pintura “Memórias de Abril”. Na rua, a Banda da SMFOG toca em arruada. No Coreto há concerto com a Banda Juvenil da SMFOG.
Nos Paços do Concelho atuam alunos do ensino de música das atividades extra curriculares. Segue-se às 22h45m o concerto de tributo a Zeca Afonso, brindado no final com um espetáculo de fogo-de-artifício. A seguir canta-se o fado na Inauguração do espaço requalificado da Adega António Inácio da Cruz.
A festa continua “pela noite dentro” com música na Biblioteca Municipal, e baile no Coreto com o conjunto Jaime Ferreira.
O Hastear da Bandeira, a Sessão Solene Comemorativa dos 38 anos do 25 de Abril, o descerramento da placa toponímica “Praça da Liberdade” junto ao Memorial ao 25 de Abril e uma festa popular no Jardim 1º de Maio, são as principais iniciativas em agenda para o dia 25 de Abril.


Santiago do Cacém entrega chaves da cidade a Carlos do Carmo

Carlos do Carmo recebe chaves de Santiago do Cacém 

Nas comemorações dos 38 anos do 25 de Abril, Carlos do Carmo é o convidado da Câmara Municipal para o concerto comemorativo da Revolução de abril que a autarquia oferece à população. Concerto que se realiza-se esta noite, às 21h30 na Quinta do Chafariz.
O fadista Carlos do Carmo vai receber a Chave da Cidade de Santiago do Cacém. A proposta feita pelo Presidente da Câmara Municipal foi aprovada por unanimidade pela Câmara e foi também já aprovada pela Assembleia Municipal.
A entrega da Chave da Cidade visa, segundo o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém o reconhecimento do Município a um “homem de abril que ao longo da sua vida sempre defendeu os valores da liberdade e da democracia e trata-se também da entrega de um elevado galardão a alguém de grande mérito que nos visita”.
Até aqui somente em duas ocasiões a Chave da Cidade de Santiago do Cacém tinha sido atribuída: à Associação 25 de Abril e ao ex- Presidente da República, Jorge Sampaio.
Carlos do Carmo vai apresentar em Santiago do Cacém vários temas que marcaram a sua carreira e que se tornaram grandes sucessos populares, tais como “Por Morrer uma Andorinha”, “Duas Lágrimas de Orvalho”, “Bairro Alto”, “Gaivota”, “Canoas do Tejo”, “Os Putos”, “Lisboa Menina e Moça” ou “Estrela da Tarde”, mas também temas mais recentes do seu ultimo álbum gravado em 2010 com Bernardo Sassetti.
Neste concerto, o fadista vai ainda interpretar um tema com letra de José Saramago, tema que só interpreta em espetáculos de abril.


Brigada Victor Jara canta em Sines

Brigada Victor Jara anima Sines 

O Município de Sines também comemora o dia da Liberdade. Mesmo que com cortes no orçamento, a população do concelho mais a sul do distrito, terá muita animação. 
O concerto da Brigada Victor Jara, no auditório do Centro de Artes de Sines, às 22h15, com entrada livre, é o momento forte das comemorações.
Conhecida pela força das suas atuações ao vivo, a Brigada Victor Jara é um dos grupos fundadores da música tradicional portuguesa. Nascida, em 1975, nas jornadas de trabalho do MFA, escolheu como patrono o artista e pedagogo chileno Victor Jara, morto pelo regime fascista de Pinochet, em 1973. Meticulosa na escolha do repertório e da instrumentação, a sua música cobre toda a tradição portuguesa, com enfoque nas raízes rurais.
A animação / performance "Re-Evolução", pelo Teatro do Mar, inserida na Regeneração Urbana, marcada para o espaço exterior do Centro de Artes, às 21h45 é outro dos espetáculos a não perder na noite de hoje. Uma noite que acaba com o fogo de artifício, à meia-noite, na baía de Sines, embora condicionado ao estado do tempo.
O presidente da Câmara Municipal de Sines, diz que apesar de haver menos dinheiro, “mantém-se o propósito de comemorar o 38.º aniversário do 25 de Abril como um marco histórico e libertador do povo português e de lutar pelos seus valores e conquistas para o presente e para um futuro de progresso, liberdade, democracia e justiça social”, conclui Manuel Coelho.
No dia da Liberdade haverá ainda, às 10h, a cerimónia do hastear da bandeira, na sede da Câmara, e um a solta de pombos em nome da paz. Uma hora mais tarde, a Assembleia Municipal reúne em sessão solene e, de tarde, Celeste Costa convida todos para um grande baile popular na Sonega.
O dia – as 18 horas – acaba com o espetáculo Cancões de Abril, no Auditório do Centro de Artes de Sines. Numa organização da Escola das Artes de Sines, as Canções de Abril é uma abordagem irreverente ao repertório de Abril, exploram-se timbres que nos podem fazer viajar entre a música contemporânea, o jazz, o rock e a música popular. Com Filipe Teixeira (contrabaixo), Rui Teixeira (saxofone), Xavier Bértolo (piano), Bruno Pedroso (bateria) e Luís Castro (voz).


 Paulo Jorge Oliveira

Comentários