25 de Abril no Barreiro


São José Almeida recorda país de há 38 anos

A jornalista do Público, São José Almeida, foi a convidada de um dos vários debates promovidos pela Câmara do Barreiro, no âmbito das Comemorações do 25 de Abril no Concelho e da programação “Biblioteca ConVida”. Cidadania foi o tema da sua apresentação, realizada na tarde de quinta-feira, 19 de abril, na Biblioteca Municipal. Mas a data ainda é lembrada esta noite, com o desfile da liberdade no Parque da Cidade, e amanhã com hastear da bandeira no edifício dos passos do concelho, às 11h30. 

Jornalista lembrou o Portugal de há 38 anos 


“Coisas que mudaram no País nos últimos 38 anos” foram o mote da conversa, que começou pela comunicação eletrónica que, segundo São José Almeida, veio potenciar a democracia participativa.
“A distância física tem, hoje, fronteiras absolutamente relativas”. A jornalista lembrou a tradução de web – teia em português –, tecnologia que facilita a participação do cidadão. “As relações sociais alteraram-se muito” “precisamente pelo poder do que é a facilidade e a proximidade das comunicações entre as pessoas”, disse.


Política e cidadania – dois conceitos muito próximos
“Política e cidadania são dois conceitos que estão muito próximos”, defendeu, sublinhando, ao longo de todo o seu discurso, a importância da democracia, mesmo havendo insatisfação nas pessoas.
“Eu nasci e vivi até aos 14 anos numa sociedade profundamente desigual”, recordou. E não era apenas em termos económicos, como na atualidade, complementou a jornalista, enumerando direitos que não existiam e lembrando a “cultura de resistência”, no Barreiro.
A conversa fluiu transversalmente a vários temas. Mas “cidadania é isto: é estar atento a estas coisas”, rematou.

“Filme antigo, a preto e branco” ou “mudo”
São José Almeida comparou o País em que viveu com um “filme antigo, a preto e branco”, “um filme mudo”, depois de chamar à Assembleia Nacional “aquilo que era a caixa-de-ressonância do Regime”.
Alertou para “os riscos da perda da liberdade”, sublinhando o significado da palavra ”democracia”. Neste conceito de governo do povo crê que a existência de partidos é fundamental por serem essas estruturas escolhidas pelos eleitores e nos quais os cidadãos podem ingressar para participar ativamente. “Cidadania é nós tentarmos tentar tomar posse daquilo que é a nossa vida”, salientou.
Por outro lado, ainda, considerou que o ato de votar é tomado, no presente, “como adquirido”: “Nós até já nos damos ao gozo, ao prazer, ao desleixo de não votar”.

Próximas iniciativas no âmbito da Programação
No âmbito das Comemorações do 38º Aniversário do 25 de Abril, estão, ainda, previstas outras sessões de discussão.
Assim, na quinta-feira, 26 de abril, realiza-se o debate “O PODER LOCAL VISTO POR DENTRO”, às 10 horas, na SIRB “Os Penicheiros”. Esta iniciativa inserida nas comemorações dos 35 anos do Poder Local Democrático conta com representantes das escolas EB D. Luís Mendonça Furtado (com a participação do 5º D), EB Quinta Nova da Telha (5º 4), EB e Secundária de Santo António da Charneca (5º D), EB e Secundária Alfredo da Silva (8º A), Secundária Augusto Cabrita (11º D), Secundária de Casquilhos (11º E) e Secundária de Santo André (11º H).
A ideia pretende promover junto dos alunos dos 2º, 3º ciclos e secundário uma cidadania ativa, possibilitando que os estudantes possam desenvolver ações que lhes permitam, enquanto cidadãos conscientes, participar ativamente na vida do Concelho.
Este projeto teve início em  março e, desde então, várias turmas estão a preparar um  trabalho coletivo com ideias para o Concelho. Esta fase do projeto designa-se “O poder local visto por dentro. Eu sou capaz de idealizar…”
Numa segunda fase, intitulada “O poder local visto por dentro. Eu conheço…” desenvolve-se uma ação de formação no âmbito da história e competências das autarquias locais.

Desfile da Liberdade é esta noite 
A Liberdade está bem enraizada no Barreiro 


Às 22 horas, o Parque da Cidade é palco de um espetáculo ao vivo de música e teatro com a participação de Arteviva – Companhia de Teatro do Barreiro, Banda Municipal do Barreiro e Coral TAB - Trabalhadores das Autarquias do Barreiro.
Poesia, representação e música são os ingredientes do Espetáculo da Liberdade que junta, no Palco da Chaminé, no Parque da Cidade, três entidades culturais do Concelho do Barreiro. 
Após a intervenção do Presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, às 23h30, as atividades comemorativas continuam na Tenda do Parque da Cidade com a atuação de Tony da Costa. “Cantar Abril” é o tema do espetáculo deste músico de intervenção.

Hastear da Bandeira, atividades desportivas e pinturas de abril
No dia 25 abril, pelas 11h30, tem lugar nos Paços do Concelho o Hastear da Bandeira, com as atuações do Corutib - Coro da Universidade da Terceira Idade do Barreiro e da Banda Municipal do Barreiro e participação das Fanfarras dos Bombeiros Voluntários do Barreiro.
No período da manhã, no dia 25 de abril, decorrem atividades desportivas no Parque da Cidade e, à tarde, junto ao Parque infantil, têm lugar as Pinturas de Abril. 
A programação atualizada das Comemorações do 25 de Abril no Barreiro pode ser consultada  no sítio oficial AQUI da autarquia.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários