25 de Abril em Setúbal


Festejos de abril com música, visitas e conversas

Um espetáculo musical com João da Ilha e Realejo e uma visita à Casa da Cultura, que se encontra na fase final de obras de instalação, integram o programa comemorativo do 38.º aniversário do 25 de Abril, em Setúbal. Hoje, as 15 horas, há uma conversa com um dos capitães de Abril, Otelo Saraiva de Carvalho, na Biblioteca de Setúbal. 

Otelo Saraiva de Carvalho está esta tarde em Setúbal 

A noite de hoje começa com a projeção de um vídeo sobre Zeca Afonso, às 21h30, no Largo da Misericórdia, seguindo-se, vinte minutos depois, um concerto de música portuguesa com João da Ilha.
Às 23h00, no mesmo local, o grupo Realejo oferece sons tradicionais da música portuguesa e europeia e a partir da meia-noite, já no dia 25, há um after-hours na Sociedade Musical Capricho Setubalense.
De manhã, às 09h00, as cerimónias protocolares começam com o hastear da bandeira e, meia hora depois, é dado o tiro de partida de um passeio de cicloturismo até à freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra.
Também às 09h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, realiza-se uma sessão solene da Assembleia Municipal, seguida de animação pelos alunos do 3.º ano da EB1 do Bairro Afonso Costa.
A partir das 10h30, a Praça de Bocage enche-se de animação para crianças e atuam a banda de música da Capricho Setubalense e os Bela Batuke.
Uma visita pública às obras da Casa da Cultura, projeto que nasce no edifício onde funcionou o Círculo Cultural de Setúbal, que teve Zeca Afonso como um dos principais dinamizadores, está marcada para as 11 da manhã do dia da Liberdade.
A inaugurar dentro de poucos meses, o espaço, agora renovado, volta a convergir diferentes áreas artísticas, ao nível dos espetáculos e do ensino.

Otelo Saraiva de Carvalho hoje em Setúbal
As comemorações continuam, ao meio dia com a evocação do 25 de Abril junto do Monumento à Resistência, na Avenida Luísa Todi, com deposição de flores.
As comemorações do 25 de Abril decorrem também nas freguesias do concelho com convívios, atividades culturais, lúdicas e desportivas.
O programa, que se estende ao longo do mês, integra a realização de várias iniciativas para todas as idades, em vários locais, como a apresentação das memórias da revolução, editadas no livro “O Dia Inicial”, de Otelo Saraiva de Carvalho.
O militar de Abril está presente neste encontro marcado para hoje, às 15 horas, na Biblioteca Municipal de Setúbal.
A música regressa à Capricho Setubalense a 28 de abril, às 21h30, com um concerto de Azevedo Silva. O programa integra, no mesmo dia, a partir das 15 horas, uma Tarde Intercultural no Museu do Trabalho dedicada ao legado de Michel Giacometti.
Este encontro conta com a participação do projeto “L.O.M.B.O.S”, da autoria do músico e cantor LIBERDADE, que privilegia o trabalho do etnomusicólogo Michel Giacometti.

Agência de Notícias 

Comentários