25 de Abril em Palmela


Crianças de Batudes sobem aos paços do concelho… e Cristina Branco canta em Pinhal Novo 

Estão em curso, no concelho de Palmela, as comemorações do 38º aniversário do 25 de abril de 1974 e do 35º aniversário do Poder Local Democrático, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal, das Juntas de Freguesia e do Movimento Associativo. Para hoje, a autarquia abre portas aos meninos da Escola de Batudes que vão a Palmela conhecer o executivo e participar numa conversa. A fadista Cristina Branco canta Abril, esta noite em Pinhal Novo e amanhã, a vila de Pinhal Novo já não vai receber o Desfile da Liberdade mas… há um pic-nic caramelo no Jardim, como novidade.

 
Desfile da Liberdade, em Pinhal Novo, foi "anulado" do programa 

Diversificado e abrangendo as cinco freguesias, o programa apresenta um conjunto de propostas centrais, com destaque para exposições, espetáculos, workshops e documentários, e um vasto leque de atividades de âmbito cultural, desportivo e recreativo.
Hoje, dia 24 de abril, os alunos dos quatro anos de escolaridade da Escola do 1º ciclo do Ensino Básico de Batudes visitam os Paços do Concelho de Palmela e reúnem-se no Plenário “Eu Participo”.
A atividade, parte integrante do projeto com o mesmo nome e inserida no programa de comemorações do 25 de abril, tem início às 9h30 e prevê a realização de uma visita ao espaço, uma conversa com o Executivo sobre os direitos de participação enquanto crianças e jovens, antes e depois de 1974, um lanche e a apresentação, por parte dos alunos, do projeto, das propostas de melhoria na escola e de como a autarquia pode colaborar. 
O Projeto “Eu Participo” tem por objetivos promover espaços e momentos onde as crianças possam vivenciar valores inerentes à democracia participativa e recriar relações sociais e de intervenção na comunidade; fomentar atitudes e comportamentos de participação cidadã; aproximar as crianças do poder local e dos mecanismos de participação existentes e potenciar o relacionamento intergeracional, em articulação com outras entidades do concelho.
Enquadrado pelo espírito de dois movimentos inspiradores do desenvolvimento de processos de participação, aos quais o Município de Palmela está associado – “Cidades Educadoras” e “Cidades Amigas das Crianças” – o projeto teve início em outubro, com a definição do processo pela equipa da autarquia e os professores da escola, e será avaliado em junho pela comunidade educativa. A exploração e reflexão da “Convenção dos Direitos da Criança” foi o ponto de partida para o trabalho, que continuou com os alunos a escolherem o assunto que gostariam de ver tratado, nomeadamente, formas de tornar a sua escola mais bonita e agradável. 
Pretende-se que, a partir deste projeto piloto, o trabalho seja alargado a todo o concelho, em ligação com os objetivos de fomento da participação cidadã defendidos pela Câmara Municipal de Palmela.

Cristina Branco canta Abril hoje no Pinhal Novo
Cristina Branco traz Abril ao Pinhal Novo, esta noite 

“Abril” é o título do espetáculo que Cristina Branco apresenta no Salão dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, esta noite, às 22 horas. Dedicado a José Afonso, figura maior da música portuguesa, o espetáculo tem entrada livre e conta, também, com a participação dos músicos Ricardo Dias (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo), Mário Delgado (guitarras) e Alexandre Frazão (bateria).
É de sublinhar, também, a Sessão Solene comemorativa da Assembleia Municipal de Palmela, a decorrer no dia 25 de abril, às 11 horas, no Cineteatro São João, em Palmela.

Desfile da liberdade… abolido do programa
Para o dia 25 de Abril está marcada a Sessão Solene comemorativa da Assembleia Municipal de Palmela, a decorrer no dia 25 de abril, às 11 horas, no Cineteatro São João, em Palmela. Mas o desfile da liberdade que, todos os anos percorria da sede da Junta de Pinhal Novo ao Jardim José Maria dos Santos – com presença das associações locais e dos autarcas – este ano não terá lugar. Em vez disso, há o pic-nic caramelo, amanhã ao almoço, e mais tarde um baile popular com Jorge Nice. A Corrida da Liberdade 1974 metros acontece, como sempre, amanhã de manhã na Quinta do Pinheiro, na vila de Pinhal Novo.

Cinema e exposições falam de Abril
 Para dar a conhecer a produção cinematográfica sobre o tema, a autarquia  propõe, no âmbito do Ciclo de Cinema à Quinta, a projeção dos documentários “48” de Susana Sousa Dias, no passado dia 19, e “Longe de Abril” de Margarida Moura Guedes e Paulo Galvão, no dia 26, às 21h30, no Auditório Municipal de Pinhal Novo.
No campo das exposições, inaugurou no dia 10, na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, a recolha fotográfica “Recordar Abril”, em exibição até 28 de abril. A mostra - que dá a conhecer a forma como o 25 de abril tem sido retratado em cartazes editados pela autarquia e por outras instituições, bem como foi vivido em locais como o Pinhal Novo ou a colónia penal do Tarrafal.  
Em Águas de Moura, a Avenida da Liberdade será palco da exposição “25 de Abril – um Cravo Vivo de Sonho”, promovida pela Câmara Municipal com o apoio da União de Resistentes Antifascistas Portugueses.
Para o público com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, a Câmara Municipal e a Artemrede propõem a oficina “Telefonia de Abril”, esta manhã, no Auditório Municipal de Pinhal Novo, e às 14h30, no Centro Cultural de Poceirão.
Destaque, ainda, para a exposição “Porquê Abril?”, patente no Centro Cultural de Poceirão entre 18 de abril e 2 de maio, numa organização do Agrupamento de Escolas José Saramago, com o apoio da Câmara Municipal. A exposição apresenta trabalhos das turmas de 9º ano da Escola José Saramago, realizados no âmbito da disciplina de história.


Programa Central
Até 28 de abril | Biblioteca Municipal de Pinhal Novo
Exposição “Recordar Abril”
Pretende-se dar a conhecer como o 25 de abril tem sido retratado em cartazes editados pela Câmara Municipal de Palmela e outras instituições. Como foi vivido no Pinhal Novo e na Colónia Penal do Tarrafal (Ilha de Santiago, Cabo Verde), conhecida como Campo do Tarrafal ou Campo de Concentração do Tarrafal
Org.: Fundação COI / Câmara Municipal de Palmela

Até 2 de maio | Centro Cultural de Poceirão
Exposição “Porquê Abril?”
Exposição de trabalhos das turmas de 9º ano da Escola José Saramago, realizados no âmbito da disciplina de história. Visitável de terça a sábado.
Org.: Agrupamento de Escolas José Saramago
Apoio: Câmara Municipal de Palmela

23 a 30 de abril | Avenida da Liberdade – Águas de Moura
“25 de Abril, Um Cravo Vivo de Sonho”
A Exposição da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) é Constituída por 11 painéis que ilustram o longo período fascista de 1926 a 25 de Abril de 1974. A exposição será montada em suporte de rua, na Avenida da Liberdade em Águas de Moura.
Org.: Câmara Municipal de Palmela
Apoio: URAP

18 de abril | 14h30 - Biblioteca Municipal de Palmela
19 de abril | 15h00 - Centro Cultural de Poceirão
20 de abril | 15h00 - Auditório Municipal de Pinhal Novo
Documentário alusivo ao 25 de abril
Org.: Câmara Municipal de Palmela

19 abril | 21h30 - Auditório Municipal de Pinhal Novo
Documentário “48”
Ciclo de cinema à quinta
De: Susana Sousa Dias; Classificação: M/12; POR, 2009, Preto e Branco, 97 min.
Org.: Câmara Municipal de Palmela

24 de abril | Paços do Concelho
09h30 às 10h30 - Visita ao edifício
11h00 às 12h30 - Plenário “Eu Participo” (Salão Nobre)
Projeto “Eu Participo”
Entre o antes e o depois do 25 de Abril de 1974, os alunos do 1º ao 4º ano da EB1 de Batudes irão debater, em Plenário com a Presidente, Vereadores da Câmara Municipal de Palmela e Presidente de Junta de Freguesia de Palmela, os direitos de participação inscritos na Convenção dos Direitos da Criança. Posteriormente, assente em valores de democracia participativa, com a sua criatividade e recriando as relações sociais e de intervenção na comunidade, as crianças farão a apresentação do que, entre elas, discutiram e decidiram sobre que mudanças que querem ver na escola, como podem contribuir e a quem podem pedir a colaboração.
Org.: Câmara Municipal de Palmela e EB1 de Batudes

24 de abril
10h00 - Auditório Municipal Pinhal Novo
14h30 - Centro Cultural Poceirão
Workshop “Telefonia de Abril”
A revolução anda na rua! A fugir de um lápis azul vai a vontade de liberdade, a escapar à saudade uma carta do Ultramar, a tapar uma espingarda, um cravo, a matar a curiosidade um ouvido na telefonia e a canção que marchava e anunciava um novo dia. Diz-se que era dura a dita dura, mas a contadora desta história não a viveu, é filha da revolução e não a sentiu na pele. Para contar o 25 de Abril, andou a recolher memórias aqui e ali, sons, cartas, poemas e depoimentos que, agora, junta para conhecer e passar testemunho do como e do porquê da revolução em tons de vermelho.
Duração: 1h10
Género: Oficina infantil
Entrada gratuita
Informações e inscrições: Poceirão 212336655 / 935321218; Pinhal Novo 212336634
Org.: Artemrede e Câmara Municipal de Palmela

24 abril | 21h30 - Salão dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo
Espetáculo “ABRIL” – Cristina Branco
“Abril” é dedicado a uma das figuras maiores da música Portuguesa: José Afonso. Cristina Branco escolheu para companheiros desta viagem alguns dos mais talentosos músicos portugueses: Ricardo Dias (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo), Mário Delgado (guitarras) e Alexandre Frazão (bateria). «Sem sentimentalismos, sem rodeios, como o Sr. José Afonso era. O Zeca, o nosso Zeca. Porque faz parte do imaginário contestatário, do gira-discos, do canto amigo. O Zeca foi e será sempre um exemplo de simplicidade, de convicção (mesmo quando dizia que nem sequer gostava de cantar!). É assim o amigo da minha adolescência, o amigo do meu canto, da minha busca pessoal. Não trazemos nada de novo, vimos apenas lembrar. Até logo, companheiro!» - Cristina Branco
Org.: Câmara Municipal de Palmela

25 abril | 11h00 - Cineteatro São João, Palmela
Sessão Solene da Assembleia Municipal
Org.: Assembleia Municipal de Palmela

25 abril | 09h Pinhal Novo
Correr a Liberdade 1974 metros
Quinta do Pinheiro e ruas do lado sul da Vila
Org. Junta de Freguesia de Pinhal Novo com Câmara Municipal de Palmela, Associação Académica Pinhalnovense, Associação de Dadores de Sangue de Pinhal Novo e Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo

11h00 BTTour 25 de Abril (crianças e jovens até14 anos)
Jardim José Maria dos Santos
Org.: Junta de Freguesia de Pinhal Novo, BTTascaduxico, Saltarilhos, Pedaleiros da Arrábida, Tristes Alegres, União Desportiva da Palhota e PinhalBike Team.

12h30 PICNIC da Liberdade – Pinhal Novo
(Animação com: Balha ca Carroça, Bardoada, Gaiteiros, Ranchos Folclóricos, Jogos Tradicionais e Insufláveis para Crianças)
Jardim e Polidesportivo José Maria dos Santos
15h30 Solta de Pombos e Comunicações alusivas ao 25 de Abril
Polidesportivo do Jardim José Maria dos Santos
Org.: Junta de Freguesia de Pinhal Novo e Câmara Municipal de Palmela

16h00 Baile da Liberdade com Jorge Nice
Polidesportivo do Jardim José Maria dos Santos
Org.: Junta de Freguesia de Pinhal Novo


25 abril | 15h30 – Rua do Sabugueiro, aldeia de Quinta do Anjo
Inauguração do Espaço “Marcas de Água” (Antigos Tanquinhos)
Org.:Junta de Freguesia de Quinta do Anjo

26 abril | 21h30 - Auditório Municipal de Pinhal Novo
Documentário “Longe de Abril”
Ciclo de cinema à quinta
De Margarida Moura Guedes e Paulo Galvão; Classificação: M/12; POR, 2010, 97 min.
Org.: Câmara Municipal de Palmela

Agência de Notícias 

Comentários