25 de Abril em Alcochete


Exposição de Alcochete - 35 Anos de Poder Local é o ponto alto

O Município de Alcochete está a celebrar os ideais de Abril com uma programação alargada que conta com a participação das Autarquias e das Associações e Colectividades locais. O desporto, a música, o teatro, o folclore, as actividades com as crianças e jovens, a poesia são, entre outras, as expressões colectivas da liberdade e da alegria que caracterizam Abril. 



Uxu Kalhus chegam no sábado a Alcochete 


A cerimónia de hastear das bandeiras na Câmara Municipal e nas Juntas de Freguesia, a Sessão Solene da Assembleia Municipal, amanhã à noite, os concertos com os Uxu Kalhus, os vários eventos e convívios estão abertos a toda a população e aos visitantes que queiram festejar a Revolução dos Cravos no Município de Alcochete.
Esta terça-feira, às 21 horas, na Galeria Municipal, a exposição “Alcochete – 35 Anos de Poder Local” que reproduz a importância do Municipalismo no desenvolvimento do Concelho, no âmbito das Comemorações do 25 de Abril e 1.º de Maio. 
Composta por 14 painéis, a exposição destaca algumas das principais intervenções nas três freguesias, dos diferentes Executivos Municipais que, ao longo dos últimos 35 anos, contribuíram para o engrandecimento do Concelho.
Partindo do momento actual o visitante é convidado a fazer uma pequena viagem na história recente do Concelho até 1976, ano em que se realizaram as primeiras eleições autárquicas  e conhecer os candidatos e eleitos, as suas obras e principais intervenções que garantiram melhores condições de vida aos munícipes.

Para ver até 17 de maio
Revisitar o passado com um olhar crítico e reconhecer as intervenções, a diferentes níveis, que os Autarcas realizaram nestes últimos anos, tirando partido da proximidade que mantêm com os cidadãos, e do real conhecimento das suas condições de vida, é um dos objectivos desta exposição.
As áreas de intervenção são diversas deste a edificação e reestruturação de equipamentos escolares, culturais e desportivos, passando pela requalificação do espaço público, garantindo zonas de estar e de lazer, até as infra-estruturas de saneamento básico, consubstanciadas na preservação da identidade e cultura locais.
Patente ao público até ao próximo dia 17 de Maio, a exposição  “Alcochete – 35 Anos de Poder Local" comemora a instauração do Poder Local Democrático e a sua importância no desenvolvimento económico e social do Concelho.  
Depois da apresentação da exposição, podem passar pelo Largo de S. João, onde ao quarto para a meia noite, há  oferta de febras, pão e vinho e muita animação do Grupo da Casa da Malta. Já com a barriga cheia, há a oferta de cravos vermelhos ao som das canções que fizeram as senhas de Abril. É à meia-noite com organização da Junta de Alcochete.

Uxu Kalhus chegam no sábado
Os Uxu Kalhus estão de volta a Alcochete, desta vez para um espectáculo de rua que promete animar o Núcleo Antigo da Vila, no próximo sábado, a partir das 21h30, no âmbito das Comemorações do 25 de Abril.
Com o objectivo de divulgar as danças e músicas portuguesas, os Uxu Kalhus constituíram-se em 2000 enquanto grupo de folk português que se situa entre os universos da “fusão” e das “músicas do mundo” em constante renovação das fronteiras do tradicional.
Com dois trabalhos editados – “A revolta dos badalos” em 2006 e “Trasumâncias Groove” em 2009, está previsto para Fevereiro o lançamento do terceiro trabalho discográfico intitulado “Extravagante”.
Depois de em 2007 terem protagonizado um concerto verdadeiramente contagiante no auditório do Fórum Cultural de Alcochete os “Uxu Kalhus” vão invadir o Largo de São João com a sua música desinquieta e transgressora.
Restante programação pode ser consultada neste site: http://issuu.com/gci_cma/docs/programa25abril2012?mode=window&viewMode=doublePage

Agência de Notícias 

Comentários