Seixal mostra Proteção Civil


“Alertar e informar a população”

A Câmara Municipal do Seixal organizou a primeira Semana Municipal da Proteção Civil no concelho. As atividades começaram este domingo e prolongam-se até à próxima sexta-feira. Centenas de pessoas viram os meios de socorro em ação, num dia em que a prevenção foi a palavra mais escutada.

Conhecimentos de trânsito ensinados às crianças  

Hospital de campanha montado pela Cruz Vermelha Portuguesa, rastreios grátis, um acampamento de escuteiros e até uma viatura sinistrada no meio do parque da Quinta da Marialva, em Corroios, em plena operação de desencarceramento. Nada faltou. Tudo para que a população do concelho entrasse em contato com os meios de salvamento disponíveis.
A manhã de domingo convidava ao passeio e os habitantes da freguesia de Corroios não ficaram em casa. Aproveitando a feira e a mostra de atividades económicas, puderam ver os meios da Proteção Civil em ação. O que mais chamou a atenção foi uma demonstração de desencarceramento efetuado pelos Bombeiros Voluntários do Seixal. Um processo moroso, sem lugar a falhas ou distrações mínimas e com todos os passos explicados a quem por ali passava e assistia com atenção.
Através desta semana, quisemos dar visibilidade a todos os agentes da Proteção Civil, desde a PSP, GNR, Polícia Marítima, Bombeiros Voluntários, etc. Pretendemos alertar a população e informá-los sobre o que podem fazer para prevenir acidentes”, explicou Paulo Edson Cunha, vereador da Câmara do Seixal, responsável pela Proteção Civil no concelho.
Uma das simulações que mais sucesso fez foi organizada pela PSP, onde crianças em bicicletas podiam pedalar num circuito, mas onde era obrigatório respeitar os sinais de trânsito. “Achámos que fazer estas demonstrações era a melhor forma de chamar a atenção da população e a prevenção tem de começar com os mais novos”, concluiu Paulo Edson Cunha.
O autarca ficou satisfeito pela adesão da população e aponta a inexistência de catástrofes no Seixal, nos últimos anos, como um exemplo da eficácia do Plano Municipal de Emergência.
Até ao final da semana, a autarquia vai organizar, ainda, um seminário sobre segurança nos transportes públicos e uma exposição sobre a Proteção Civil na biblioteca do concelho.

Agência de Notícias 

Comentários