Quinta do Conde inaugurou nova escola

Sesimbra investe na educação

A freguesia da Quinta do Conde conta com mais um equipamento para o ensino pré-escolar, o Jardim de Infância do Pinhal do General, inaugurado no dia 13 de março pelo presidente da Câmara de Sesimbra, Augusto Pólvora, e pela secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Isabel Leite. 
Augusto Pólvora e Isabel Leite inauguraram equipamento escolar

Orçado em 500 mil euros, tem capacidade para cem crianças e faz parte de um conjunto de investimentos realizados pela autarquia, que permitiu duplicar o número de vagas, de duzentas para quatrocentas e cinquenta, nos últimos anos.
“Só entre 2009 e 2012 investimos mais de seis milhões de euros na ampliação da rede equipamentos escolares. Por isso, é importante que o Governo reconheça o nosso esforço e aprove a construção da Escola Secundária do Peru, que é fundamental para a nossa comunidade”, lembrou Augusto Pólvora, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, na cerimónia de inauguração do equipamento.
Perante dezenas de convidados, entre os quais os membros do executivo municipal, representantes de órgãos autárquicos do concelho, entidades ligadas à educação e a outras instituições, o autarca afirmou ainda que “os cortes do Governo não podem ser cegos” e solicitou à representante do Estado que “tenha em conta a realidade sesimbrense na hora da tomada de decisões”.

Investimento crucial para o futuro

Satisfeita com as instalações do jardim de infância, que está a funcionar desde 31 de janeiro, Isabel Leite mostrou estar informada sobre o trabalho realizado pela autarquia, que classificou como “notável na área da educação”. Afirmou ainda que “este é o investimento mais seguro e crucial para que os nossos jovens saiam preparados para enfrentar os desafios que vão enfrentar no futuro”, concluiu a
secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário.
Já o diretor do agrupamento de escolas da Boa Água, Nuno Mantas, sublinhou as excelentes condições das instalações e sua importância para a freguesia. “Com a criação deste equipamento temos, pela primeira vez na Quinta do Conde, uma oferta educativa do pré-escolar público que chega às nossas crianças”.
Nuno Mantas referiu ainda que “esta oferta é complementada com uma componente de apoio à família que, em parceria com a autarquia, permite que as crianças tenham um serviço educativo das 8 às 18.30 horas”.
A inauguração ficou também marcada pelo descerramento da placa evocativa do acontecimento, por parte do presidente da Câmara Municipal e da Secretária de Estado, visita às instalações e atuação das crianças, que presentearam os presentes com o hino da escola.
O Jardim de Infância do Pinhal do General foi comparticipado pelo Programa de Alargamento da Rede Pré-Escolar dos Ministérios da Educação e do Trabalho e da Solidariedade Social, e é composto por quatro salas para o pré-escolar, sala polivalente, Gabinete de Apoio à Família, refeitório, sala de professores, pátio coberto, zona de recreio, horta pedagógica e espaços verdes.

Agência de Notícias 

Comentários