Jovem de Castro Verde perde a vida em Espanha


Queda misteriosa do quinto andar

O jovem de 17 anos que morreu ontem em Lloret del Mar (Espanha) era aluno do 12.º ano da Escola Secundária de Castro Verde e estava acompanhado por 20 colegas, adiantou à Lusa o diretor daquele estabelecimento de ensino. Ainda não há explicações que apontem o que levou o jovem a cair do 5º andar da unidade hoteleira. Lembre-se, há dois anos um outro jovem perdeu a vida na mesma localidade depois de ter caído de uma janela do hotel.

Cidade espanhola recebe milhares de jovens  portugueses

Augusto Candeias, professor da escola de Castro Verde, disse à Lusa que o jovem que caiu da janela do 5º andar do empreendimento hoteleiro onde estava alojado em Lloret del Mar, tendo morte imediata.
O diretor  referiu que o jovem estudante do 12.º ano partiu na sexta-feira ao final do dia para a viagem de finalistas do ensino secundário, que teve como destino aquela localidade espanhola, com cerca de 20 colegas da mesma escola. Augusto Candeias adiantou que a escola não esteve envolvida na organização da viagem e que os alunos não foram acompanhados por professores.
"Estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para garantir que os alunos têm o máximo apoio possível", referiu o diretor da secundária de Castro Verde, adiantando que a escola está a tentar contactar "um a um" os encarregados de educação dos alunos que estão em Lloret del Mar.

Varanda não tinha acesso a piscina

Jovem caiu da janela do 5º andar 
Fonte policial explicou que as investigações iniciais a este caso apontam para que não se trate de um caso de 'balconing', [prática em que jovens se lançam das varandas dos hotéis onde estão alojados para as piscinas].
"Não foi nada disso. Ouvi vários dos seus colegas e as informações que aqui estavam a ser dadas às autoridades. Foi outra situação. Aliás, o quarto dá para uma rua estreita, não para qualquer piscina", disse um funcionário da unidade hoteleira citado pelo Jornal de Notícias.
O mesmo funcionário explicou que o acidente ocorreu "entre as 19.30 e as 20 horas" hora local, menos uma hora em Portugal Continental, deixando os colegas do jovem, alunos do 12º ano da Escola Secundária de Castro Verde "muito transtornados". "Eles estavam em estado de choque. Como estavam também muitos dos outros jovens que aqui estão hospedados", explicou.
"Eu também tenho filhos destas idades e isto custa muito", sublinhou, afirmando que, "infelizmente" este tipo de acidentes "é mau para os jovens mas também para Lloret del Mar", localidade onde ocorrem anualmente milhares de jovens portugueses.

Segunda morte em dois anos em Lloret del Mar


No local, estiveram efetivos dos Mossos d'Esquadra, a polícia autonómica da Catalunha e responsáveis de Medicina Legal da localidade, tendo vários jovens sido ouvidos pela polícia, tanto no hotel como na esquadra mais próxima.
Oficialmente a polícia ainda não revelou mais pormenores sobre a investigação, tendo fontes policiais ouvidas pela Lusa afirmado que as investigações iniciais sugeriam que a morte do jovem teria acontecido devido a uma queda acidental. No entanto o responsável da agência de viagens garante que “não houve excesso de álcool”.   
O caso está a ser acompanhado pelas autoridades consulares portuguesas na região da Catalunha.
O acidente de  ontem ocorreu praticamente dois anos depois de um outro jovem português, também de 17 anos, ter morrido na sequência de uma queda da varanda de um hotel em Lloret de Mar. Fonte da Polícia de Girona disse na altura à Lusa que os primeiros indícios apontavam para uma "queda acidental" que ocorreu quando o jovem se encontrava numa varanda do quarto andar de um empreendimento turístico daquela cidade.
Milhares de jovens portugueses deslocam-se todos os anos a Lloret del Mar na altura da Páscoa, em viagem de finalistas.

Paulo Jorge Oliveira

Comentários