Floresta e Água lembradas em Palmela


Palmela comemora dia da Floresta com descoberta dos caminhos da água

A Câmara Municipal de Palmela promove, entre 18 e 28 de março, um conjunto de ações que têm como objetivo assinalar o Dia Mundial da Floresta e o Dia Mundial da Água.  As iniciativas vão levar os visitantes a conhecer bosques, nascentes, ribeiras, lavadouros e chafarizes, num percurso que terá lugar entre Palmela, Serra do Louro e Vale dos Barris ou elementos da arquitetura da água no Centro Histórico de Palmela, entre outros. 

Palmela lembra dia da Floresta com caminhada pela Serra do Louro

O programa tem início com a Caminhada “Serra do Louro: Marcas De Água”, dirigida à população em geral, que levará os participantes a conhecer bosques, nascentes, ribeiras, lavadouros e chafarizes, num percurso que terá lugar entre Palmela, Serra do Louro e Vale dos Barris, no dia 18. Inscrição gratuita obrigatória.
Mantém-se o trabalho de plantação de árvores em espaço público, que a Autarquia tem vindo a realizar com a participação de diversas empresas, cidadãos e associações de moradores e que, entre 18 e 28 de março, contará com o apoio de empresas do concelho, através do apadrinhamento e oferta de vários exemplares. Destaque para a plantação de árvores oferecidas pela Autoeuropa na Alameda 25 de Abril, em Palmela, no dia 21 de Março, às 15h30.
Para a comunidade educativa, a proposta vai para uma “Hora do Conto” alusiva aos temas, nas Bibliotecas Municipais de Palmela e de Pinhal Novo - com a adaptação e dramatização do conto “A Árvore das Patacas”, de Luísa Ducla Soares, dirigida aos alunos do Ensino Básico e Pré-Escolar – e para o Peddy-paper sobre a Água e a Floresta, que levará um conjunto de alunos do projeto “Poça, Pocinha, Poceirão” num percurso de descoberta através de ribeiras, serras e moinhos, no Parque Natural da Arrábida.

Dia da Água também é lembrado

No dia 28 de Março, a encerrar o programa, a visita “(Per)Cursos de Água, Lavadouros e Lavadeiras” permitirá descobrir importantes elementos da arquitetura da água no Centro Histórico de Palmela, terminando no Lavadouro de Sant’Ana com a apresentação das “Trouxas de Sant’Ana”, o novo doce local elaborado pela Confraria Gastronómica de Palmela. Inscrição gratuita através dos contactos 212336640 ou patrimonio.cultural@cm-palmela.pt (partida junto ao Centro de Recursos para a Juventude de Palmela).
A Floresta e a Água, celebradas internacionalmente em datas consecutivas (21 e 22 de março), constituem dois fatores de sustentabilidade numa estreita relação de interdependência. Além da importância enquanto suporte de biodiversidade e da capacidade de sequestro de carbono, a Floresta desempenha um papel determinante na regulação do ciclo da água, dela dependendo para a sua sustentação.
Reconhecendo que a gestão adequada da Floresta e da Água podem contribuir significativamente para o desenvolvimento sustentável e que os cidadãos têm um papel preponderante na construção de um município mais saudável, o Município de Palmela apela à participação na partilha de experiências, de conhecimentos e memórias, dinamizando e enriquecendo o conjunto de atividades previstas.

Agência de Notícias 

Comentários