Derrocada de soalho de 3º andar causa nove feridos na Arrentela


Nove pessoas precipitaram-se literalmente no andar de baixo

Estavam todos reunidos para uma noite que deveria ser de comemoração de um aniversário num prédio da Arrentela, no concelho do Seixal. Mas às 22h33 o chão do prédio fugiu-lhes debaixo dos pés. O chão abateu e nove pessoas precipitaram-se literalmente no andar de baixo, onde uma mãe e a sua filha, de oito anos, dormiam no quarto. Estas, contudo, saíram ilesas, uma vez que os escombros do piso de cima apenas caíram sobre a zona da sala e da cozinha. Uma mulher grávida está entre as nove pessoas feridas. Dois em estado grave.


Nove pessoas ficaram feridas ontem à  noite em queda de soalho
O chão abateu durante uma festa de aniversário, que reunia 11 pessoas. Nove delas precipitaram-se literalmente no andar de baixo, onde uma mãe e a sua filha, de oito anos, dormiam no quarto. Estas, contudo, saíram ilesas, uma vez que os escombros do piso de cima apenas caíram sobre a zona da sala e da cozinha.
"Isto foi um pesadelo. Mas o importante é eu e a minha filhinha estarmos bem. Já estava a dormir e agora não podemos entrar em casa", afirma a proprietária do segundo andar citada na edição online do Correio da Manhã.
"Mas foi, acima de tudo, uma grande sorte. É que a minha filha dorme muitas vezes na sala", acrescentou a mulher. Só caíram no piso de baixo as oito pessoas que estavam na sala. Os restantes três convidados encontravam-se noutra divisão da casa.
O susto foi enorme para todos. "Quando ouvi o estrondo, fui ver o que se passava. Olhei e vi um grande buraco na sala. Cá em baixo, ouviam-se muitos gemidos, de pessoas que ficaram feridas. Estavam todos arranhados e com muito sangue", contou uma testemunha que não caiu no buraco que se abriu no chão.

19 pessoas realojadas

No local estiveram 21 elementos dos Bombeiros Voluntários do Seixal e de Cacilhas, equipas de emergência médica, uma viatura de emergência médica e elementos da Proteção Civil Municipal.
Segundo o vereador da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, sete feridos foram transportados para o Hospital Garcia de Orta, em Almada. O vereador disse não ter confirmação de que houvesse pessoas no segundo andar, mas referiu que os sete feridos hospitalizados estavam todos na sala do terceiro andar, numa festa de aniversário.
O autarca afirmou que os moradores foram todos retirados do prédio e as autoridades estavam a cortar a eletricidade e o gás do edifício, para depois os bombeiros procederem à avaliação das suas condições de segurança.
Ficaram desalojadas 19 pessoas, nove das quais vão para casa de familiares, enquanto as restantes dez vão ser realojadas pela Câmara Municipal, adiantou.
O prédio onde ocorreu o desabamento tem oito apartamentos, todos habitados. O edifício tem cerca de 40 anos.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários