Autoeuropa e Faurência: duas realidades diferentes em Palmela


Autoeuropa premia trabalhadores e Faurência despede

No Parque Industrial da Autoeuropa há sentimentos diversos. Por um lado a Autoeuropa respira pujança e confiança num ano que, para muitos, foi de crise profunda. Em resultado do “ano bom” a Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa vão receber no final deste mês um prémio individual de 938 euros. Ao invés na empresa ao lado, a Faurência, um dos maiores fornecedores de componentes automóveis da Autoeuropa. A fábrica de Palmela emprega 332 pessoas. Estão em risco entre 60 e 80 postos de trabalho. 

Trabalhadores da Autoeuropa com prémio de 938 euros

Os trabalhadores da Autoeuropa vão receber no final de março um prémio individual de 938 euros.
O prémio é calculado em função do número de veículos produzidos na fábrica de Palmela, disse esta semana António Chora, da Comissão de Trabalhadores.
“Este prémio é atribuído anualmente pela Volkswagen”. No ano passado, os trabalhadores da Autoeuropa receberam “cerca de 800 euros” de prémio individual.
“Nós produzimos 133 mil carros o ano passado e vamos receber 938 euros cada um. Os trabalhadores da Alemanha, que produziram 1,4 milhões de viaturas, vão receber um prémio de 7.500 euros”, concluiu o líder da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa.

Faurência em risco…

Mas se a Autoeuropa está bem e recomenda-se, o mesmo não se pode dizer da Faurecia, um dos maiores fornecedores de componentes automóveis da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, que deverá encerrar a linha de pintura. Este fecho colocará em risco entre 60 a 80 postos de trabalho, segundo contas do Diário Económico.
A Comissão de Trabalhadores (CT) da Faurecia de Palmela assegura, em comunicado enviado aos funcionários da empresa, que a direcção da fábrica já alertou os trabalhadores para essa hipótese. E que, em conjunto com a CT, está a tentar encontrar alternativas para as pessoas com o emprego em risco.
"A Faurecia está actualmente em fase de negociações para assegurar a manutenção do projecto de pintura da sua fábrica de Palmela, não podendo por isso fazer mais comentários durante este processo", avança fonte oficial da empresa à ADN. A Faurecia de Palmela emprega 332 funcionários, todos são efectivos. 

Paulo Jorge Oliveira

Comentários