Amanhã é dia de Limpar Portugal


 Limpeza chega a 200 concelhos do país

Um total de 200 concelhos associam-se sábado à iniciativa "Limpar Portugal", que este ano terá como lema principal a sensibilização, explicou o coordenador da iniciativa, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República. No distrito há limpeza em Alcochete, Almada, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

Milhares de voluntários irão meter "mãos à obra" 


Em declarações à agência Lusa, Paulo Torres referiu que este ano não é possível antever o número de voluntários envolvidos porque a organização está descentralizada: "As iniciativas estão a ser organizadas mais localmente".
Depois de no passado, 'limpar' ser a palavra de ordem, este ano o dirigente referiu que agora a tónica está na "sensibilização".
"Não queremos passar a mensagem de que podem sujar que nós limpamos. Haverá uma educação ambiental para mostrar que o país pode não só ser mais limpo, como pode haver uma melhor utilização de meios", disse.
Porém, as limpezas fazem parte do programa que inclui sessões de sensibilização, passeios pedestres e conferências.
A Presidência da República voltou a dar o seu alto patrocínio e o Governo repetiu o regime de excepção, que isenta a iniciativa do pagamento da taxa de gestão de resíduos.
Na primeira edição do Limpar Portugal, realizada em 2010, a coordenação das actividades foi feita a nível nacional e daí nasceu a AMO Portugal -- Associação Mãos à Obra Portugal. Estiveram inscritas cerca de 100 mil pessoas voluntárias que recolheram 70 mil toneladas de resíduos em todo o país, no dia 20 de Março.
A iniciativa Mãos à Obra! Limpar Portugal 2012 integra-se na acção internacional Let's do It! World Cleanup 2012, na qual se estima a participação de mais de 100 países e 300 milhões de pessoas e a recolha de mais de 100 milhões de toneladas de lixo.
Na página da AMO Portugal na Internet, os interessados em participar podem identificar a estrutura local de organização mais próxima e conhecer a história do projecto, inspirado numa iniciativa de limpeza realizada na Estónia em 2008.

Limpar a Arrábida

No distrito,  o Clube da Arrábida vai coordenar as acções de limpeza integradas no dia “vamos limpar Portugal”, incidindo as suas acções nos acessos, matas adjacentes e praias do Portinho da arrábida, Coelhos e Galapinhos.
O Clube da Arrábida apela a todos os amantes da Arrábida que apareçam amanhã às 9:15 da manhã junto ao restaurante Golfinho na praia do Creiro e venham dar o seu contributo voluntário para uma vez mais tentar livrar esta jóia dos parques naturais de Portugal, do lixo que nela abunda.
O Clube da Arrábida recorda que no ano passado em Abril, sob a sua orientação, um grupo de 150 voluntários recolheu mais de 6 toneladas de lixo em apenas uma manhã nos mesmos locais que agora se encontram de novo cheios de lixo. “A ausência de contentores de lixo e a completa falta de civismo de quem frequenta esta zona em muito contribuem para que ano após ano se chegue a este lastimável estado naquela que foi considerada uma das 7 maravilhas naturais de Portugal”, dizem fonte do clube.
O Clube da Arrábida espera que esta acção que seja levada a cabo exclusivamente por voluntários sirva para sensibilizar utentes e autoridades locais para a necessidade de acabar de vez com o lixo deixado no Parque Natural da Arrábida.

Seixal, Alcochete e Almada também se juntam para limpar

Almada é um dos concelhos a conhecer "limpeza" amanhã 


O município do Seixal, juntas de freguesia, instituições do concelho e a associação A Natureza Ensina juntam-se a esta iniciativa e também no Seixal os voluntários vão sair à rua, entre as 9 e as 13 horas, para Limpar o concelho. Uma iniciativa de voluntariado à escala global, diz a autarquia, “que pretende promover a educação ambiental e refletir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável, através da limpeza das florestas, removendo todo o lixo depositado indevidamente nestes espaços verdes”. A limpeza passará pela Zona ribeirinha do Seixal e praias até à Quinta da Trindade, Avenida 10 de Junho, junto à PAVIL em Fernão Ferro, Zona Ribeirinha da Arrentela e da Amora, Quinta da Princesa e diversos lugares da freguesia de Corroios.
Em Alcochete, a autarquia local, associa-se uma vez mais à iniciativa “Limpar Portugal”. Desenvolvida em parceria com as Juntas de Freguesia do Concelho, a Lusoponte e a Fundação das Salinas a iniciativa vai decorrer no Pólo Ambiental das Hortas, em Alcochete, nas Salinas do Samouco e na área envolvente à praia fluvial de Samouco.
Em Almada os voluntários do Toca a Limpar Almada estão preparados para limpar Mata das Abas da Raposeira, na Trafaria e a Mata dos Medos.


Paulo Jorge Oliveira 

Comentários