Ministro inaugurou Unidade de Saúde Familiar no Barreiro

Ministro da Saúde recebido com protestos em inauguração no Barreiro
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, foi hoje recebido com protestos por cerca de uma centena de pessoas, no Barreiro, onde inaugurou a nova Unidade de Saúde Familiar Ribeirinha. A nova unidade de saúde vem permitir a atribuição de médico de família a 7096 utentes, ficando 100 por cento dos utentes da freguesia de Verderena com médico de família, permitindo ainda a atribuição de médico de família a 4149 utentes da freguesia do Alto Seixalinho.

Ministro recebido esta manhã com críticas, no Barreiro 



As pessoas, que pertencem às Comissões de Utentes do concelho do Barreiro, aguardaram a chegada do ministro com cartazes em que criticavam o aumento das taxas moderadoras, a privatização da saúde e a necessidade de novos equipamentos no Barreiro, gritando palavras de ordem como: “A saúde é um direito, sem ela nada feito”.
Paulo Macedo parou junto aos manifestantes à chegada e recebeu das mãos de um deles um dossier com as reclamações e necessidades para o Barreiro.
A experiência que temos destes meses é que as coisas estão a andar normalmente. Não conheço ninguém que goste de aumentos, mas o número de isentos é tal que leva a que não haja perturbações significativas”, disse o ministro aos jornalistas.
O ministro considerou que o mais importante é responder aos anseios das pessoas, anunciando que, para além desta nova unidade, está a aguardar o visto do Tribunal de Contas para avançar com a construção de uma outra Unidade de Saúde Familiar no Barreiro, na freguesia de Santo António da Charneca.
Esta USF é um anseio antigo das populações, tal como a de Santo António. O que interessa às populações são respostas concretas e o Governo prevê continuar a apostar em cuidados de proximidade”, defendeu.

As  razões do protesto

Questionado sobre o facto de os utentes terem que se deslocar a Lisboa para realizarem ressonâncias magnéticas, Paulo Macedo garantiu que não há nenhuma indicação para deixarem de ser feitas ressonâncias magnéticas no concelho, referindo que a situação “é possível de resolver”, diz o ministro.
As Comissões de Utentes do Concelho do Barreiro, em comunicado, distribuído no local, sublinham que com esta acção de protesto pretendem demonstrar “a indignação e a disposição para continuarem a luta contra estas políticas desastrosas e vergonhosas que arrasam a vida e a saúde de tantas pessoas no nosso concelho e no nosso país”.
Os utentes alertam para a falta de médicos de família que “no concelho do Barreiro é um quadro assustador”. Também, expressam a indignação pela situação existente no Hospital do Barreiro, onde não há condições para que os utentes tenham “cuidados de saúde de qualidade” e lamentam, os utentes, o encerramento da Piscina fisioterapêutica do hospital, onde dezenas de utentes faziam os seus tratamentos.
 

Unidade permite que mais 7096 utentes tenham médico de família

Nova unidade de Saúde aumenta os médicos de família no concelho 

A Unidade de Saúde Familiar Ribeirinha, no Barreiro, que integrará até ao final do ano 12.250 utentes, assegurando médico de família a 11.245 pessoas das freguesias da Verderena e Alto Seixalinho.
"A Unidade de Saúde Familiar (USF) Ribeirinha vem permitir a atribuição de médico de família a 7096 utentes, ficando 100 por cento dos utentes da freguesia de Verderena com médico de família, permitindo ainda a atribuição de médico de família a 4149 utentes da freguesia do Alto Seixalinho", informa a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo em comunicado.
Esta nova unidade, a funcionar num espaço de 900 metros quadrados cedido gratuitamente pelo grupo económico Jerónimo Martins, vai integrar até ao final do ano 12.250 utentes.
"O investimento realizado pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo foi de cerca de 258 mil euros para o apetrechamento e climatização, tendo o Grupo Jerónimo Martins investido cerca de 300 mil euros na remodelação e adaptação do antigo espaço comercial", salienta.
Neste novo equipamento de saúde, localizado na Verderena, vai trabalhar uma equipa de sete médicos, sete enfermeiros e cinco administrativos.
O Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeirinho, que abrange os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, dispõe de oito Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, seis Unidades de Saúde Familiar, quatro Unidades de Cuidados na Comunidade, uma Unidade de Saúde Pública, uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados e uma Unidade de Apoio à Gestão, num total de 21 unidades funcionais.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários