Câmara de Almada recupera edifício histórico

Almada Velha lança pedra do Centro de Interpretação

A primeira pedra do Centro de Interpretação de Almada Velha, localizado no largo Conde Ferreira, foi lançada esta quarta-feira. O investimento ascende a 368 mil euros. Será um local, segundo fonte da autarquia, importante para estudar o centro histórico de Almada além de espaço natural para a realização de diversos eventos culturais.


Almada Velha irá ter centro de estudos 


Este novo equipamento irá ter espaços expositivos, com destaque para os produtos e actividades do município, propostas de circuitos pedonais e roteiros de visita temáticos, autónomos ou organizados.
Este centro municipal resulta da reabilitação da antiga Ermida do Espírito Santo (séc. XIV) que, depois de abandonada ao culto, já funcionou como junta de freguesia, sede da Academia Almadense e como espaço de festas, bailes, espectáculos de teatro e concertos do Grupo Desportivo Cultural de Almada, ganhando então a designação pela qual muitos almadenses ainda hoje conhecem o edifício: Salão das Carochas.
Encerrado desde a década de 1990, o edifício foi adquirido e classificado pela Câmara de Almada em 2007, que agora promove esta adaptação funcional.
As obras curso vão reconstruir a cobertura, numa estrutura semelhante em madeira, garantir o revestimento térmico, reforçar paredes e substituir pavimentos. Também os tectos forrados a madeira serão renovados, pintados e, em algumas zonas, será aplicado estuque ou tecto falso.
O futuro equipamento municipal insere-se num conjunto de intervenções, financiadas pelo programa comunitário Polis XXI, que têm como objectivo valorizar o centro histórico.
Além do Centro de Interpretação de Almada Velha estão também em curso a construção do Museu da Música Filarmónica, a Universidade Sénior de Almada e a consolidação da falésia junto ao Jardim do Rio.



Agência de Notícias

Comentários