Bolsa de Terras para arrendar

Governo vai ceder 3 mil hectares de terras para cultivar

O Ministério da Agricultura vai disponibilizar “dentro de dois meses” perto de três mil hectares de terras a quem quiser produzir em regime de arrendamento, anunciou a ministra Assunção Cristas. As terras que o ministério prepara-se para “arrendar” estão abandonadas há muito tempo pelo próprio Estado. 


Estado vai arrendar três mil hectares de terra abandonada 




A responsável pela pasta da agricultura espera “dentro de dois meses ter tudo pronto para colocar a leilão” estas terras propriedade do ministério que dirige e que se encontram abandonadas.
Segundo explicou Assunção Cristas, trata-se de terras que “estão na alçada das direcções regionais de agricultura por todo o país” e que correspondem a cerca de “três mil hectares”.
“Não é muito, mas é bastante para pudermos disponibilizar, nomeadamente para jovens agricultores”, disse, explicando que é um primeiro passo no processo de revitalizar a agricultura e que está a “pedir que identifiquem nos outros vários ministérios” outras terras que se encontrem abandonados para o mesmo fim.
O Estado “vai fazer arrendamentos a preços ajustados para que as pessoas também possam aceder”, segundo a ministra que entendeu que, na conjuntura actual, o arrendamento é mais fácil que a venda.
Por outro lado, o Ministério da Agricultura está a finalizar o projecto lei para a criação de uma bolsa de terras que espera entregar dentro de “um mês, um mês e meio” no parlamento para ser discutido com os restantes projectos apresentados na Assembleia da República com o mesmo propósito.
“Queremos criar assim uma plataforma que permita a qualquer pessoa que queira dedicar-se à agricultura consultar um site na Internet e ver pelas regiões do país, nas diferentes localizações, que terras é que há, que características é que têm, no fundo terem informação que seja fácil para quem quiser investir e dedicar-se à agricultura”, concluiu a ministra durante uma visita que fez a Trás-os-Montes.

Paulo Jorge Oliveira

Comentários