Transportes: Barreiro discute plano de transportes com mais idosos

TCB - o passivo acumulado é muito grande. Há medidas que têm de ser tomadas

O Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro teve terça-feira, durante a tarde, lotação esgotada. O encontro, marcado pelos membros do Executivo Municipal responsáveis pelos TCB, reuniu em torno da temática +80 um conjunto muito alargado de utilizadores deste título de transporte. Ficando, desde logo, esclarecido que o passe é para manter, importava recolher contributos que permitam ajudar a decidir se continua gratuito ou tem um custo, mesmo que simbólico.

Utentes da TCB discutem futuro com utentes 

Rui Lopo, Vogal do Conselho de Administração dos TCB, fez o enquadramento da reunião dizendo que, como é do domínio público, avizinham-se alterações profundas nos transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa que podem passar por reduções de oferta, de horários e de muitos serviços. Neste sentido, os responsáveis pelos transportes públicos do Concelho têm vindo a reunir com vários segmentos da população, explicando o quadro económico e financeiro atual e recolhendo contributos para futuras tomadas de decisão.
Neste caso concreto, explicou, “o orçamento de Estado, para este ano, obriga a que consigamos pagar 10 por cento das nossas dívidas e vamos ter de apresentar lucro a 31 de dezembro. Isto obriga-nos a uma gestão muito difícil”. Em suma, muitas incertezas e uma enorme incapacidade de prever o que na prática pode vir a acontecer estão na origem das medidas que, antecipadamente, os TCB têm vindo a implementar.
Rui Lopo enumerou, como exemplos, a otimização de horários e de percursos de algumas carreiras e, concretizou, “provavelmente aqui e ali teremos também de otimizar algumas paragens de autocarro que representam um gasto de combustível muito grande, aliás só em combustível conseguimos poupar, no ano anterior, cerca de 30 por cento. Refira-se que a nossa fatura rondava os 200 mil euros/mês”. Tentar gerir melhor, reduzindo alguns serviços e procurando mais receitas, foi o desafio lançado por Rui Lopo, para começo de conversa.

Por enquanto... os mais idosos circulam de borla

Carlos Humberto de Carvalho, Presidente do Município e, em simultâneo, Presidente do Conselho de Administração dos TCB, foi diretamente ao assunto. “Temos que salvar os TCB. Todos sabemos a importância que eles têm no Concelho. Temos que os salvar, mas para isso precisamos da vossa ajuda”.
Reforçando a ideia deixada por Rui Lopo, o Presidente voltou a dizer que os TCB, este ano, não podem dar prejuízo e além disso ainda têm de dar lucro, por isso inquiriu: “Gostaríamos de não ter que mexer no passe + 80 mas… como fazemos?”.
Intervenientes no debate, os utilizadores deste título de transporte foram unânimes. “Este passe gratuito para os mais velhos foi a melhor coisa que a Câmara fez. Mas se tivermos de começar a pagar, dentro das nossas possibilidades, acho que ninguém se importa”. Todas as opiniões que se seguiram, vieram no mesmo sentido. Refira-se que, no Concelho, os utilizadores deste título de transporte ascendem os três mil.
Sistematizando, Rui Lopo concordou que o +80 contribui para combater o isolamento dos idosos que, sem custos, passeiam, distraem-se e convivem com outras pessoas. “Há, de facto o direito à mobilidade”, disse o Vereador, e acrescentou que “todos temos o direito de nos fazer transportar a um custo justo”.
Organizando as ideias e opiniões que foram surgindo da plateia, Carlos Humberto de Carvalho voltou a enfatizar a importância destes encontros e da opinião das pessoas neste ‘difícil’ processo de decisão.
“Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para manter este serviço de transportes coletivo”, prometeu o Autarca, adiantando que “ainda não vamos mexer no passe +80, mas esta conversa foi muito importante. As conclusões que retiro deste nosso encontro são que: os TCB são muito importantes e que todos os queremos defender; que podemos melhorar e ajustar paragens e carreiras e que todos estamos de acordo com o aumento, embora pequeno, deste título de transporte. Mas repito que não estamos em condições de tomar decisões neste momento”.
As reuniões, segmentadas, com a população têm continuidade na próxima segunda-feira, 23 de janeiro. Desta feita, o convite é dirigido aos utilizadores dos TCB residentes no concelho da Moita e o encontro está marcado para as 21h30 na União Desportiva Cultural Banheirense, na Baixa da Banheira.

Agência de Notícias 

Comentários