Tradição cumpre-se na Igreja de S. Pedro

Palmela benze fogaças em nome da tradição

No dia 15 de Janeiro, domingo, Palmela cumpre a tradicional Bênção das Fogaças, numa cerimónia a decorrer na Igreja Matriz de S. Pedro, em Palmela, às 12 horas. Um ritual que já é tradição por “culpa” da Confraria Gastronómica de Palmela que desde há  vários anos recuperou o dia de S. Amaro, quando o bolo típico de Palmela era distribuído na igreja local.

Domingo, a Confraria Gastronómica de Palmela cumpre tradição 


A iniciativa é da Confraria Gastronómica de Palmela e da Igreja Paroquial, com o apoio da Câmara e da Junta de Freguesia de Palmela. Manter viva a tradição e promover a Fogaça de Palmela - biscoito típico da vila, de sabor aromático marcado pela erva doce e pela canela - são os principais objectivos deste ritual, intimamente ligado às celebrações do Dia de S. Amaro (14 de Janeiro).
Nesta data, a população de Palmela fazia fogaças para oferecer ao Santo e a forma variava consoante a intenção – a cura de uma doença, colheita abundante ou a bênção do gado e dos animais domésticos. Como poucas famílias tinham forno em casa, as fogaças eram cozidas nos fornos comunitários ou nas padarias e, no dia seguinte, eram transportadas até à Igreja em cestos de verga, ricamente decorados com panos bordados.
O leilão de parte das fogaças também integrava a festa e as restantes eram divididas pelos presentes, que as levavam para casa onde eram comidas por todos, incluindo os animais.
A Confraria Gastronómica de Palmela retomou o ritual há vários anos e os Confrades, trajados a rigor, irão levar ao altar as fogaças, confeccionadas com produtos regionais. A cerimónia é aberta à participação de todos os interessados, que poderão levar, também, as suas fogaças para partilhar com a comunidade.

Agência de Notícias 

Comentários