Secretário de Estado inaugurou balcão em Setúbal

Loja do cidadão de Setúbal com Balcão Empreendedor

A Loja do Cidadão de Setúbal já dispõe de um Balcão do Empreendedor. A abertura deste serviço nas Lojas do Cidadão surge no seguimento do processo de integração nestas unidades dos serviços da Loja da Empresa nos concelhos em que os dois estivessem presentes.

Novo serviço está disponível desde esta semana  

Depois de Aveiro e Setúbal o Balcão do Empreendedor irá abrir nas Lojas do Cidadão de Viseu, Braga, Faro, Porto e Lisboa.
Feliciano Duarte, Secretário de Estado Adjunto do Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, que esteve em Setúbal esta semana, afirmou que o balcão do empreendedor surge como “um novo percurso administrativo tomado pelo governo que passa pela integração, nas lojas do cidadão, de outras infra estruturas de apoio para as empresas” e adianta que “a loja do cidadão de Setúbal tem sido uma das que mais tem contribuído para resolver os problemas da população”.
“O principal objetivo do novo serviço é proporcionar às pessoas e empresas uma maior rapidez e qualidade de serviços”, declara Feliciano Duarte, acrescentando que “a relação de proximidade entre vários organismos públicos e empresas parceiras do Estado, como a EDP, vai ser reforçada”.
Elísio Borges, presidente do conselho de Directivo da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), revela que “a proximidade entre vários serviços dará aos empresários uma nova forma de resolver as situações relacionadas com a atividade”.

O ano passado Setúbal atendeu 600 mil pessoas

“No balcão do empreendedor, pode-se tratar da burocracia relacionada com a criação de uma empresa e depois dirigir-se ao balcão das finanças ou da segurança social”, afirma Elísio Borges, acrescentando que o empresário pode, inclusive, “tratar do licenciamento industrial necessário para exercer a sua atividade”. Outra preocupação demonstrada pelo presidente da AMA é o cariz multicanal do serviço, já que “além de presencial, também existe no formato online e é necessário que os funcionários que estão atrás do balcão do empreendedor tenham acesso à mesma informação que o cliente possui no serviço online”.
 “A região de Setúbal é muito importante em termos empresariais para o futuro do país e carateriza-se por ser muito povoada e ter pequenas e médias empresas com necessidades distintas”, afirmou Feliciano Duarte. Elísio Borges revela mesmo que “no ano de 2011, foram registados, na loja do cidadão de Setúbal, quase 600 mil atendimentos nos vários balcões, o que demonstra a importância que esta tem para a população”.
Para além do serviço presencial, o Balcão do Empreendedor está disponível em versão electrónica, podendo ser acedido através do Portal da Empresa. O objectivo deste balcão é a criação de um ponto único de contacto entre as empresas e a administração central e local para tratamento de assuntos relativos à sua actividade, desde a criação à extinção.
A visão subjacente a este plano propõe a reorganização do atendimento dos serviços públicos em torno das necessidades e eventos de vida dos cidadãos e empresas, através de balcões integrados e multisserviços, que não só poupam tempo e dinheiro aos que os utilizam como permitem ao Estado uma gestão mais eficiente dos seus recursos.

Agência de Notícias 

Comentários