Montijo recorda Maestro Jorge Peixinho

Dia da Escola Secundária Jorge Peixinho  

Na passada sexta-feira, comemorou-se mais um Dia da Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo, por ocasião do aniversário do seu patrono, Jorge Peixinho, que nasceu em Montijo, a 20 de janeiro de 1940. 

Alunos da Jorge Peixinho recordam "patrono" da escola 


A cerimónia, que teve lugar no Cinema Teatro Joaquim D’Almeida, contou com a presença de mais de 600 alunos, pais e encarregados de educação, professores, pessoal não docente e entre outros convidados contou ainda com a presença da Presidente da Câmara do Montijo, Maria Amélia Antunes.
Foram homenageados os docentes e não docentes, aposentados no ano transato, alunos do quadro de Honra de 2011 e outros que se destacaram na participação em atividades ou projetos, como o Desporto Escolar, o Parlamento dos Jovens, o Clube de Fotografia, o Eco-Escolas, o Concurso Nacional de Leitura (ensino básico) e o Concurso de Escrita (ensino secundário).
No seu discurso, José Evangelista, director da Escola Secundária Jorge Peixinho (ESJP), referiu que “os resultados da autoavaliação da escola permitem-nos concluir que progredimos, mas temos pontos a melhorar e, ainda, um longo caminho a percorrer” confessou o director acrescentando que conta “bons profissionais” e que “as novas instalações aumentam a nossa responsabilidade de fazer melhor”. Para José Evangelista o desafio está em “criar valor, fazer a diferença, gerar a confiança”.
Uma noite memorável, para mais tarde recordar, onde os alunos foram os principais atores. Malabarismo, teatro, declamação, invenção, criatividade, inovação, profissionalismo, dedicação, esforço, audácia: todos se conjuraram e a noite fluiu, brilhou, e retumbante acolheu,  cromática e diversa, todos os que estiveram presentes e puderam desfrutar destes momentos únicos.
A ESPJ fundada em 1957, como Escola Industrial e Comercial, acolheu a atual designação em 1998 pretendendo homenagear Jorge Peixinho (1940-1995) um dos mais importantes compositores portugueses do século XX.

Quem foi o maestro

Escola é uma das duas secundárias da cidade 

Jorge Manuel Rosado Marques Peixinho nasceu no Montijo, no dia 20 de janeiro de 1940. Em 1947, inicia os estudos de piano na coletividade montijense Musical Clube Alfredo Keil. O seu interesse musical, leva-o a matricular-se, em 1951, no Conservatório Nacional de Lisboa, onde concluiu, em 1956, o Curso Superior de Composição e, em 1958, o Curso Superior de Piano. Estudou ainda na Academia de Santa Cecília, em Roma, e frequentou vários cursos internacionais de Darmstadt, entre 1960 e 1970.
Em 1970, juntamente com alguns músicos portugueses, fundou o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, com o objetivo de divulgar a música portuguesa contemporânea. Participou em inúmeros festivais internacionais de música contemporânea e foi júri de vários concursos internacionais de composição.
A sua música valeu-lhe o reconhecimento nacional e internacional, tendo sido eleito membro do Conselho Presidencial da Sociedade Internacional de Música Contemporânea, foi convidado para realizar várias obras no Estúdio de Música Eletrónica de Bourges em França e colaborou regularmente nos Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea.
Entre as muitas distinções com que Jorge Peixinho foi agraciado, contam-se o Prémio de Composição Gulbenkian, Prémios de Música Orquestral e de Música de Câmara da Sociedade Portuguesa de Autores, Prémio de Composição Musical do Conselho Português de Música e Medalha de Mérito Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, em 1988.
Na sua terra natal, recebeu a Medalha de Ouro da Cidade do Montijo, em 14 de Agosto de 1991, na sessão solene comemorativa do 6º aniversário da elevação do Montijo a cidade. 
Jorge Peixinho faleceu a 30 de Junho de 1995, vítima de uma síncope cardíaca. Em 1998, a antiga Escola Secundária nº 1 do Montijo passa a designar-se Escola Secundária Jorge Peixinho.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários