Em Reportagem: Decisão foi tomada para "poupar custos"

Pousada da Juventude de Setúbal fecha porta este mês


A Pousada da Juventude de Setúbal, que funciona nas instalações do IPJ, no largo José Afonso, vai deixar de funcionar no final deste mês, numa decisão da Comissão Liquidatária da Movijovem, que alega razões de ordem económica e financeira. Como esta, também outras quatro Pousadas vão fechar portas. O PCP está frontalmente contra o fecho.
Setúbal fica sem pousada já em fevereiro 

Setúbal, Portalegre, Leiria, Vila Real e Guarda. São estas as cinco cidades que vão ver encerradas, dentro de poucos dias, as suas Pousadas de Juventude.
Tais encerramentos passaram pela decisão, recentemente tomada, por parte Comissão Liquidatária da Movijovem, que sustenta “resultados de exploração negativos em anos consecutivos nas referidas Pousadas e que somam prejuízos anuais na ordem das dezenas de milhar de euros”.
A isso acresce, segundo a própria Movijovem, as “reduzidas taxas de ocupação, reclamação de utentes, mobiliário degradado, sistemas de aquecimento inexistentes ou deficientes, e a necessidade urgente de reparações na estrutura”, tudo isto válido para as cinco pousadas, e que “obrigariam a um investimento imediato aproximado a 500 mil euros.”
Diga-se que este processo de liquidação, em curso desde 25 de Outubro, último, visa passar a integrar, até ao final do corrente ano de 2012, o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., criado em decreto-lei e cujos estatutos foram recentemente publicados no Diário da República.
“Esta é uma delas, tal como outras decisões, casos da redução de cargos dirigentes, frota automóvel e outros gastos considerados dispensáveis. Todas estas medidas visam racionalizar recursos no contexto do elevado passivo, até ao final do passado ano, estimado em 16 milhões de euros,” explica João Bibe, presidente da Comissão Liquidatária da Movijovem.

Edifício passa para o Instituto Português do Desporto e Juventude   

E quais serão as perspectivas que se colocam para estes espaços de estadia provisória de jovens, ao abrigo de acções culturais e de intercâmbio? O presidente da Comissão Liquidatária explica que a Pousadas da Juventude de Setúbal, à semelhança do que acontece com as restantes quatro “estão integradas em edifícios próprios do Instituto Português da Juventude” pelo que, no quadro do novo Instituto Português do Desporto e Juventude. “os mesmos passarão para a sua esfera patrimonial.”
A Movijovem diz “que a eventual participação da Câmara de Setúbal, ou de outras entidades parceiras está em aberto e resultará do novo modelo de gestão das Pousadas que está em elaboração e que se prevê aplicar já no quadro do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Sete funcionários ficam sem emprego, acusa PCP

A Comissão Concelhia de Setúbal do Partido Comunista Português manifesta-se contra a intenção do Governo de encerrar a Pousada da Juventude de Setúbal, no final deste mês, argumentando que “não é viável a curto/médio prazo, a nível económico e financeiro, apresentando resultados líquidos negativos acumulados”.
A Pousada da Juventude de Setúbal está numa localização privilegiada, no centro da cidade, com uma capacidade de 48 camas. Contudo a infraestrutura tem “algumas insuficiências, que ao longo de anos, os sucessivos governos nunca quiseram resolver, por exemplo a falta de aquecimento nos quartos e de um espaço de convívio digno”, denuncia o PCP.
Actualmente a pousada tem sete trabalhadores efectivos e um trabalhador com funções de vigilância aos fins-de-semana à noite, a recibos verdes, com salários até os 600 euros.
De acordo com um documento dos comunistas, desde o início de janeiro deste ano que os trabalhadores estão a receber ofícios da Movijovem a “informar” da caducidade do contrato de trabalho sem termo a partir de 1 de março de 2012, ou seja, “estes trabalhadores irão para o desemprego”. É ainda dito que as férias que ainda não gozaram e aquelas que têm direito devido à cessação de contrato têm de ser gozadas antes do términus do contrato, determinando o início das mesmas para o dia 1 de fevereiro de 2012.

Pousada é viável

O PCP diz ainda que no Distrito de Setúbal existem duas pousadas da juventude, em Almada e em Setúbal. “Quem conhece o distrito sabe que a Pousada de Juventude de Almada não serve Setúbal, nem a envolvente”.
Assim, o PCP considera que a Pousada de Juventude de Setúbal é “viável, numa perspectiva de mobilidade juvenil, com os necessários investimentos” porque “está próxima do Parque Natural da Arrábida, de beleza ímpar do ponto de vista dos bens naturais, como do património edificado, de Tróia, uma reconhecida zona balnear e permite a visita e o contacto com a cidade de Setúbal e as suas gentes”.
A Comissão Concelhia de Setúbal do PCP critica “o continuado desinvestimento do Governo na Região de Setúbal, como não aceita o despedimento dos trabalhadores”. Para o PCP justifica-se “a manutenção da Pousada de Juventude de Setúbal, integrada na rede nacional de pousadas de juventude, bem como a continuidade dos contratos de trabalho destes trabalhadores, podendo ser integrados na Administração Pública, considerando que o Instituto Português do Desporto e Juventude tem a atribuição da mobilidade juvenil”.
A Câmara de Setúbal diz que tomará uma “posição em tempo oportuno”.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários