Em Reportagem: Autarquia lança publicação digital

Acontece Barreiro, o novo guia da cidade

A Câmara do Barreiro fez hoje, dia 11 de janeiro, o lançamento público, do seu guia de eventos interactivo ‘ACONTECE BARREIRO’ disponível em www.cm.barreiro.pt. Esta designação, para além de ser a assinatura genérica que o Município pretende utilizar durante o presente ano, materializa o trabalho da Autarquia e a dinâmica do Concelho.

Barreiro tem a partir de hoje uma publicação digital


No Barreiro, todos os dias, Acontecem actividades culturais, desportivas e recreativas protagonizadas pelos mais variados atores. O guia de eventos é, assim, nas palavras de Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da Câmara do Barreiro, “um exemplo, um bom exemplo, da quantidade e diversidade de acções que todos os agentes locais desenvolvem em parceria. Só esta parceria nos permite construir o Acontece Barreiro. Espelha, também, uma dinâmica de cidade que existe mesmo em períodos de crise como este que o Concelho atravessa”, revelou o autarca durante a apresentação pública.
Esta publicação, digital e interactiva, permite uma actualização diária e em tempo real, dos eventos municipais programados para o Concelho. Assente numa aplicação de software livre, o guia está estruturado, genericamente, em grandes áreas - Editorial, Programação, Novidades e Contactos.
No caso da programação, optou-se por uma organização por trimestres (quatro) e, dentro de cada um deles, de forma cronológica e temática (que facilita a consulta), surgem os eventos.
Na rubrica Novidades, a Autarquia aposta na divulgação de ‘assuntos’ ou ‘chamadas de atenção’ sobre dinâmicas em curso na cidade.
Dúvidas ou esclarecimentos adicionais sobre a programação podem ser solicitados através de um formulário existente no separador Contactos. 

Meio ágil e económico de comunicação

Não se escudando de afirmar que foram os condicionalismos de ordem financeira que, num primeiro plano, deram origem a esta publicação online (as quatro edições anuais da agenda em papel, já com custos de distribuição, rondavam os 24 mil euros), Carlos Humberto de Carvalho salientou que, em tempos de maior restrição, devem imperar formas alternativas de comunicar, mais ágeis e económicas “nunca deixando de o fazer” mas com recurso à imaginação. Desta forma, salientou o trabalho de equipa dos funcionários da Divisão de Comunicação, os escassos recursos utilizados e os custos residuais que esta publicação acarreta.
O Presidente da autarquia admitiu ainda que o acesso às novas tecnologias é cada vez mais frequente na sociedade contemporânea. Contudo, ainda não está tão disseminado como se gostaria junto dos mais seniores da população. A pensar nelas, a Autarquia vai, uma vez mais, reinventar novas formas de comunicar.
Dentro em breve será, também, possível aceder ao guia Acontece Barreiro através de telemóveis de terceira geração. Esta aplicação está a ser desenvolvida internamente na Divisão de Comunicação.
Refira-se que, dentro da estratégia de comunicação autárquica existente, o guia de eventos pauta-se pela ‘busca’ e conquista diária de novos públicos. A terminar, ficou a ideia de que esta é uma “solução aberta e em construção que a Câmara do Barreiro pretende melhorar constantemente”.
E, sem dúvida que, numa época de crise esta é uma das boas iniciativas que uma autarquia nos dá.

Agência de Noticias

Comentários