Cultura: Visitas Guiadas para ver Pórtico Virtual

Pórtico Virtual da Catedral de Santiago de Compostela com visitas guiadas em Palmela

A Exposição “Pórtico Virtual - As Chaves do Restauro do Pórtico da Glória na Catedral de Santiago de Compostela”, patente na Igreja de Santiago, no Castelo de Palmela, terá visitas guiadas gratuitas até 22 de janeiro  e entre 5 e 25 de fevereiro, sempre às 15 horas.

Exposição está em Palmela até 25 fevereiro 


As visitas são sujeitas a marcação prévia até à quinta-feira anterior, através do e-mail: patrimonio.cultural@cm-palmela.pt ou do fax: 212336641.
Patente até 25 de fevereiro, a iniciativa - organizada pela Fundación Barrié (Galiza), pelo Ministério da Cultura de Espanha e pela Câmara de Palmela - integra a Mostra Espanha 2011 (www.mostraespanha.mcu.es) que, na sua segunda edição, alarga a sua presença a Lisboa, Palmela, Porto, Coimbra e Almada.
Além das visitas guiadas, a exposição está de portas abertas de terça-feira a domingo, no horário 10h00/12h30 e 14h00/18h00, com entrada livre. Tecnologia e património de mãos dadas A história, a iconografia e os trabalhos de restauração preventiva do Pórtico da Glória – obra escultórica considerada como expoente máximo do românico europeu – constituem a base desta exposição, que conjuga suportes de divulgação tradicionais com elementos tecnológicos virtuais e multimédia.
 Os visitantes poderão apreciar réplicas de madeira dos instrumentos musicais medievais dos 24 Anciãos do Apocalipse representados no Pórtico; uma projecção audiovisual sobre o contexto histórico da origem da peregrinação a Santiago, a construção do templo românico e sobre como o Pórtico adquire o seu pleno significado dentro do quadro monumental da Catedral de Santiago; o Pórtico da Glória em 3D, trabalho pioneiro no mundo; os instrumentos do Pórtico da Glória com técnicas de realidade aumentada, que permitem a interacção do público e possibilitam o contacto com as composições musicais da época; uma exposição de fotografias de grande formato sobre o Pórtico da Glória e os trabalhos de restauro preventivo.
Antiga sede da Ordem de Santiago em Portugal e ponto de passagem dos peregrinos devotos do Santo, Palmela está, agora, mais próxima de Santiago de Compostela. A organização pretende reforçar esta ligação histórica e aposta no trabalho próximo com a comunidade educativa para dar a conhecer este património às gerações mais jovens que garantirão a sua preservação futura.

Agência de Notícias 

Comentários