Campanha de Adopção do Canil/Gatil do Seixal‎

 Amanhã há adoção de "amigos de quatro patas" no Seixal


Este sábado, entre as 10 e as 17 horas, irá decorrer mais uma Campanha de Adoção de Animais, uma iniciativa do Gabinete de Intervenção Veterinária da Câmara do Seixal e conta com a colaboração e apoio do Grupo de Voluntários no Canil/Gatil Municipal do Seixal. Como prioridade há, segundo os voluntários, a adoção do Mimo, um gatinho de quatro meses resgatado em Lisboa.

Canil garante nunca "abater" os animais recolhidos 

O grupo faz o apelo para adopção do Mimo, “um lindo gatinho de quatro meses, que foi resgatado com a mãe e três irmãos, de uma zona muito movimentada e de sérios riscos em Lisboa, local onde na sua ainda curta vida, já passou por muitos sustos e medos. (A sua mamã Salem também já foi resgatada e encontra-se em FAT e também à espera de donos fantásticos). O Mimo, apesar de ter muitos receios das pessoas quando o resgatamos, fez-se um menino tranquilo, calmo, brincalhão e bem-disposto, graças à paciência, carinho e atenção da ‘tia Sónia’. Precisa agora da vossa ajuda para encontrar uma família que o cuide, estime, e proteja para sempre e como merece”!
A sua adoção pressupõe o preenchimento de termo de adoção/responsabilidade, bem como a castração obrigatória, aos 6 meses.
Torne a vida destes animais mais feliz, quer através da adopção responsável quer através da oferta de ração, coleiras, trelas, medicamentos, cobertores e tudo o que considerar útil para o Grupo de Voluntários no Canil/Gatil Municipal do Seixal – voluntarios.canil.gatil.seixal@gmail.com 966420094- dps ds 18h/22h e/ou fds (exclusivo para adopção/entrega de donativos e informações).

O primeiro canil e gatil do Distrito


O Canil Municipal do Seixal foi criado em 1992 e tornou-se, em 2003, no primeiro Canil/Gatil do distrito de Setúbal. É um espaço de alojamento provisório de animais e tem capacidade para 60 cães e oito gatos. Situado na freguesia de Arrentela, acolhe e trata os animais capturados na via pública e coloca-os para adoção.
São responsabilidades do Canil/Gatil a realização de campanhas de vacinação e a colocação de identificação eletrónica nos animais.
A Associação dos Voluntários do Canil/Gatil Municipal do Seixal colabora com o mesmo, dando apoio na manutenção do gatil, passeando os cães diariamente, ajudando nos tratamentos médicos e participa nas campanhas de adoção e divulgação dos animais disponíveis para adoção.
A autarquia do Seixal pede também para que utilize este formulário para reclamações ou denúncias que se relacionem com a falta de higiene/insalubridade com animais na via pública. Se pretende adotar um animal, mas não encontra um que se adeqúe às suas exigências, use o formulário de adoção e será contactado quando surgir um cão ou um gato com o perfil pretendido.
Consulte ainda o tarifário do Serviço Médico Veterinário.

No Seixal nunca se abate animais

Uma postura municipal inédita “estabelece que no Seixal os animais recolhidos não são abatidos. Deste modo, a promoção da adoção é um dos grandes objetivos do Canil/Gatil”, diz fonte da autarquia seixalense.
No último sábado de cada mês, entre as 10 e as 17 horas, é promovida uma campanha de adoção com o tema Adote um Amigo de Quatro Patas, que pretende aproximar as pessoas dos animais abandonados e lembrar que um gesto simples e solidário pode fazer toda a diferença. Pontualmente, têm lugar campanhas extraordinárias.
Para além dos animais recolhidos na rua, o Canil/Gatil, dizem os responsáveis, “recebe cada vez mais animais entregues pelos donos, por motivos como a emigração, a mudança de tipo de residência, as alergias nas crianças ou a falta de recursos financeiros para assistência médico-veterinária”.

Adotantes têm de ser responsáveis
Campanha de adoçao acontece todos os últimos sábados do mês


Os adotantes têm de ter mais de 18 anos de idade e devem assinar um termo de responsabilidade de posse e/ou detenção de animais, devendo disponibilizar uma cópia de um documento de identificação.
Antes de adotar um animal de estimação “deve ter em conta que o animal será mais um membro na família. O novo dono deve poder proporcionar um espaço adequado, alimentação, acompanhamento veterinário, exercício físico e muito afeto”., diz fonte da Câmara do Seixal.
“Não abandone o seu animal de estimação. Quando programar as suas férias, tenha sempre em atenção que o seu amigo de quatro patas também faz parte da família. O abandono de um animal é considerado um atentado à saúde e bem-estar do animal e coloca em risco a vida das pessoas que circulam nas estradas. Se o seu animal de estimação não o pode acompanhar nas férias, há sempre um sítio onde ficar: famílias de acolhimento/pet-sitting/hotéis. A Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais indica-lhe algumas opções. Não o abandone, lembre-se de todas as alegrias vividas com o seu fiel amigo. Se tal não chegar, opte por dá-lo a quem possa cuidar dele”, divulga o site da autarquia do Seixal.


Horário 
De segunda a sexta-feira, das 9 às 12.30 horas e das 14 às 17.30 horas
Sábado e domingo, das 9 às 12 horas
Contacto
Av. da República n.º 175 
Arrentela – Seixal 
Tel.: 210 976 200
Fax: 210 976 207

Agência de Notícias 

Comentários