Barreiro aposta na literatura

Literatura de qualidade apresentada no Barreiro

A Biblioteca Municipal do Barreiro recebe, a 27 de janeiro e a 18 de fevereiro, respetivamente, o lançamento dos livros “Lilith” e “Eu digo Não ao Não”. As iniciativas são abertas ao público em geral e têm entrada livre.

Lilith apresentado já sexta-feira


A apresentação do livro “Lilith”, de Cláudio Gil, no dia 27 de janeiro, pelas 21h00, vai ser feita por Rosa Santos, amiga do autor da obra.
Cláudio Gil nasce em Lisboa a 22 de Março de 1971. Aprende a tocar guitarra aos 14 anos, tendo percorrido o País a tocar em bandas de originais e bandas de bares. Desde muito cedo começa a escrever letras para as suas músicas e, aos 35 anos, começa a interessar-se de outro modo pela escrita, usando-a, por vezes, para organizar as suas próprias ideias. “Lilith” é a primeira ficção que escreve num formato de romance.

Sinopse de Lilith
"Miguel Lages é um escritor isolado numa casa de praia em plena crise criativa e a um mês da entrega do seu romance seguinte, para o qual não tem ainda, sequer, um título.
Inesperadamente recebe a visita de uma jovem de extraordinário porte e beleza que afirma chamar-se Lilith e que lhe dará a história da sua vida. Insta-o a procurar informação acerca dela e Miguel, com a curiosidade espicaçada, vem a descobrir as referências à primeira mulher de Adão, que se rebelou e saiu do Paraíso, mas também descobre uma figura transversal a quase todas as antigas civilizações.
Incrédulo, Miguel dá-lhe uma hipótese de contar a sua história e acaba arrebatado por um misto de lendas e das realidades que estiveram na origem das mesmas. Se a princípio tem apenas uma curiosidade académica, acaba por dar por si a respeitar e amar aquela mulher, embora tenha uma enorme dificuldade em percebê-la.
Mas ao mesmo tempo Lilith, sem que ele se dê conta, leva-o numa viagem de autoconhecimento…"

Eu não digo que não
Um livro com 52 autores 


A 18 de fevereiro, pelas 16 horas, tem lugar a apresentação do livro “Eu digo Não ao Não”, de vários autores.
Este livro reúne participantes com diferentes percursos literários, com idades compreendidas entre os 8 e os 80 anos, formações académicas díspares e diferentes experiências de vida, residentes em Portugal, no Brasil, Angola e em França. São 52 autores correspondentes a outros tantos textos de prosa, poesia ou de autores juvenis.

Nota do editor:
"É preciso ter a consciência das coisas. Saber fechar cada ciclo e estar preparado para os que se seguem. Aceitar as diferenças, dar as oportunidades que nos parecem justas e criar.
A criação é o princípio de tudo.
Assim nasceu esta obra, com a consciência de que, pelo fecho de um ciclo, foi possível nascer um desafio.
Desse desafio, abriu-se um novo ciclo, ou seja, a possibilidade de criar esta obra. Mas o mais importante foi conjugar esforços, chegar a diversas pessoas e à escrita. Dar o grito de força, de acreditar e de conseguir caminhar rumo ao sonho.
Se uns já escrevem e publicam há muitos anos, há alguns que com o seu valor mereceram esta oportunidade de começar a publicar. E todos foram e são importantes para este projeto. Todos são o rosto e a força desta obra.
Seja em prosa ou poesia, seja de que forma for, é fundamental que cada um escreva o que sente, o que pensa e o que é, e tenha a coragem de tentar ser feliz, mesmo que existam momentos na vida em que precise de usar esta frase:
“Eu Digo Não Ao Não”
 Agora, que este livro está nas suas mãos, aproveite, leia e depois diga SIM a este Não! Por que a vida é mesmo assim, umas vezes se o melhor é um Não outras vezes é um Sim que prevalece, esta obra merece todas as oportunidades, como os seus autores, que com muita convicção a escreveram, e para eles, mais que participar – o melhor prémio – será saber-vos como Leitores”.
A Biblioteca Municipal situa-se na Rua da Bandeira, Urbanização do Palácio do Coimbra, 2830-330 Barreiro). Telefone: 21 096 6537 (Receção). E-mail: biblioteca.municipal@cm-barreiro.pt.

Agência de Notícias 

Comentários