Almada apresenta Plano Gerontológico

Almada já tem um plano para os mais velhos

Tornar Almada um concelho cada vez mais amigo das pessoas idosas, estimulando o envelhecimento ativo e aumentando a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem é o objetivo do Plano Gerontológico do Concelho de Almada, o primeiro a ser lançado no país.

O plano visa melhorar a vida dos idosos do concelho 



O Grupo Concelhio de Idosos de Almada apresentou, este mês o Plano Gerontológico do Concelho de Almada (PGCA), no Fórum Romeu Correia. Melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas é o principal objetivo deste documento estratégico, que será operacionalizado entre 2012 e 2014.
O desenvolvimento de uma aplicação informática para a gestão da lista de espera comum a todas as instituições de solidariedade social do concelho, a criação de um programa de formação específico na área das demências e a implementação de um programa de formação para cuidadores e para voluntários são algumas das medidas contempladas no PGCA, o primeiro a ser divulgado em Portugal, no ano em que se assinala o envelhecimento ativo a nível europeu.
Prevista está também a sensibilização para a participação em projetos de voluntariado e para a prática da atividade física, a promoção da escolarização da comunidade sénior e a elaboração de um Manual de Gestão e Prevenção de Negligência, Abusos e Maus Tratos a Idosos.

População envelhecida

O diagnóstico elaborado pelo Grupo Concelhio de Idosos de Almada (GCIA), no âmbito do PGCA revela um acentuado índice de envelhecimento, sobretudo nas freguesias de Almada, Cova da Piedade e Laranjeiro. A população sénior é maioritariamente feminina. Criado em 1981, o GCIA integra mais de duas dezenas de instituições locais, cuja missão é garantir a cidadania ativa dos idosos do concelho.


Conselho Local de Acção Social de Almada
Tel.: 212 766 427
  
Grupo Concelhio de Idosos de Almada
E-mailgcialmada@gmail.com


Agência de Notícias 

Comentários