Alcochete aprova moção a pedir melhorias na rede de transportes

Alcochete reclama mais transportes

A Câmara de Alcochete aprovou, por unanimidade, na última reunião do executivo, que se realizou no passado dia a 18 de janeiro, nos Paços do Concelho, a moção “Adequação da Oferta da Rede de Transportes Coletivos e Simplificação do Tarifário da Área Metropolitana de Lisboa”. Os autarcas de Alcochete querem mais transportes públicos no concelho e que o governo reveja a questão dos transportes fluviais entre Montijo e Lisboa. 

Câmara de Alcochete quer mais transporte fluvial 


Esta moção, que surge na sequência de um compromisso assumido na última reunião da Junta Metropolitana de Lisboa, onde estavam presentes os vereadores de Mobilidade e Transportes, na qual o Município de Alcochete esteve representado pelo vereador José Luís Alfélua, integra a posição do Município relativamente à rede de transportes existente no Concelho.
Após a rejeição do primeiro estudo encomendado pelo Governo, no ano passado, pelos vereadores da Mobilidade e Transportes da Área Metropolitana de Lisboa, por não terem sido considerados os interesses dos utentes, teve início um processo de participação por parte dos Municípios, no sentido da integração das suas propostas no documento final.
“Alguns dos contributos enviados pelos Municípios já foram integrados. No que diz respeito aos transportes rodoviários houve uma melhoria significativa, mas no que concerne à rede de transportes fluviais praticamente nada se alterou desde a proposta inicial”, disse o Vereador José Luís Alfélua.

População prejudicada

“No Município de Alcochete a população é penalizada no trajecto para Lisboa, porque muitas pessoas utilizam os TST ou transporte pessoal pela ponte Vasco da Gama, mas uma parte significativa da população utiliza os transportes fluviais e os cortes são drásticos, principalmente fora da hora de ponta. E a alternativa é a criação de um transporte rodoviário nos períodos em que não há barco. Mas não se sabe que carreiras são, que horários são, de que forma é que é o percurso, existindo uma grande indefinição neste sentido”, acrescentou o Vereador com o pelouro da Rede Viária.
A moção vai ser enviada ao Presidente da Assembleia Municipal de Alcochete, ao Ministro da Economia e Emprego e ao Presidente da Junta Metropolitana de Lisboa.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários