Prémio da Qualidade do Distrito de Setúbal

Projectos de Barreiro, Palmela e Alcochete premiados

O Projecto Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina, do Barreiro obteve o 1º lugar na 9ª edição do Prémio da Qualidade do Distrito de Setúbal/Serviços Públicos, promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS). “Intervir para Qualificar”, do DEIS – Departamento de Educação e Intervenção Social –  da Câmara Municipal de Palmela, obteve o 2º lugar e a a Rede de Bibliotecas de Alcochete, uma rede de vontades, levou o “bronze”. A entrega de prémios decorreu dia 14 de Dezembro, no auditório da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro.
Projecto do Barreiro ganha prémio de qualidade da AMRS


Das 18 pré-candidaturas, provenientes de dez entidades, apenas 14 candidaturas chegaram ao final do processo, que decorreu entre Novembro de 2010 e Junho de 2011. Este foi constituído por uma componente de assessoria técnica, garantida por uma equipa técnica contratada pela AMRS, pela realização da auto-avaliação com base no referencial da CAF (Estrutura Comum de Avaliação), e por uma auditoria externa.
O vencedor da 9ª Edição do Prémio da Qualidade do Distrito de Setúbal/Serviços Públicos foi o projecto "Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina”, da autarquia do Barreiro.
O Centro de Educação Ambiental tem como objectivos conceber e implementar acções de educação e sensibilização ambiental junto da população, promovendo uma consciência ambiental crítica e a adopção de comportamentos ecológicos. Visa igualmente dar a conhecer a Mata da Machada e o Sapal do Rio Coina, e promover a sua preservação através da vivência e partilha de experiências de carácter ambiental.
A Mata Nacional da Machada constitui a área florestal de maior relevância do concelho, ocupando cerca de 10% da sua área. As zonas húmidas constituem sistemas altamente produtivos, contribuindo para a conservação da biodiversidade.
O centro está orientando para a promoção de actividades diversificadas, para que as pessoas possam fazer um percurso pedestre guiado pela Mata, um atelier de reciclagem, de poupança de água, ver um pequeno vídeo, entre outras iniciativas. Existem espaços previstos para a cultura biológica. Aqui é possível fazer a observação de garças brancas e cinzentas que habitam no local, mediante as explicações dos membros da AÇOR, Associação Científica para a Conservação das Aves de Rapina.

DEIS; um projecto de sucesso em Palmela

DEIS de Palmela conquista 2º lugar

O Projecto “Intervir para Qualificar”, do DEIS – Departamento de Educação e Intervenção Social – da Câmara de Palmela, obteve o 2º lugar.
O DEIS, criado em 2000, no âmbito de uma revisão da estrutura orgânica, desenvolveu, os últimos anos, um trabalho de qualificação das suas áreas de intervenção (Educação, Intervenção Social, Saúde e Juventude), focadas no munícipe/cliente e nas comunidades locais, bem como dos processos internos. Conhecer a evolução do DEIS e sustentar o processo de melhoria e mudança, com base no conhecimento dos seus pontos fortes e áreas a melhorar; sensibilizar e mobilizar todos os elementos do DEIS para a Qualidade; criar indicadores de desempenho para a comparação e identificar boas práticas para partilha de conhecimento entre departamentos e entre outras instituições; e receber um reconhecimento consistente do esforço do departamento no percurso para a Excelência foram os principais objectivos que nortearam a candidatura.
A candidatura do DEIS – a única apresentada por Palmela nesta edição – traduz o culminar de um trabalho de autoavaliação, de acordo com a CAF, que teve início em Junho de 2010, antes ainda de aberto o concurso da AMRS.
Neste período, a equipa sistematizou os pontos fortes e as fragilidades do serviço, o que permitiu elencar as áreas de melhoria a implementar para a qualificação e introduzir alterações importantes. São exemplo a concepção dos processos-chave e consequente alteração da organização do plano de actividades do departamento para 2011, bem como a concepção e aplicação de um guião para o planeamento dos programas, projectos, actividades e serviços.
Outra mais valia foi a articulação dos elementos da equipa oriundos das várias unidades orgânicas do departamento e o conhecimento aprofundado que adquiriram do trabalho que os colegas desenvolvem, contribuindo para a convicção e valorização profissional e pessoal de todos os que nele se envolveram.

Uma rede de vontades em Alcochete
Rede de Bibliotecas de Alcochete também foi premiada pela AMRS

O terceiro lugar foi para Alcochete. A Rede de Bibliotecas de Alcochete, uma rede de vontades, é constituída pela Biblioteca de Alcochete, as Bibliotecas Escolares do Concelho, [Biblioteca Escolar da Restauração, Biblioteca D. Manuel I e Biblioteca da Escola Secundária] e a Biblioteca da Junta de Freguesia do Samouco.
A rede tem como missão organizar, gerir projectos/actividades comuns e disponibilizar recursos documentais, através de uma plataforma tecnológica designada por portal, que permite o acesso ao catálogo colectivo concelhio, com base numa estrutura de cooperação aberta à participação de todas as bibliotecas do concelho de Alcochete. 
O alargamento da rede e da satisfação dos parceiros e de todos os utilizadores, mediante o desenvolvimento de uma política coordenada de aquisições, pela compatibilização e troca de informação bibliográfica e pela dinamização do empréstimo interbibliotecas através de uma plataforma tecnológica interactiva é outro dos objectivos da autarquia de Alcochete.

Projectos premiados:

1º Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina (CEA) | C. M. Barreiro
2º Intervir para Qualificar | C. M. Palmela
3º Rede de Bibliotecas de Alcochete – Uma Rede de Vontades | C. M. Alcochete

Menções Honrosas:

- Desenvolvimento e implementação do SGQ | Assembleia Municipal de Sesimbra
- Sistema de Gestão da Qualidade – Higiene Urbana | C. M. Seixal

Paulo Jorge Oliveira

Comentários