Luta pelo regresso do Intercidades continua

Setúbal quer Intercidades de volta

A luta pela volta do Intercidades e do Regional à Estação de Setúbal e a Alcácer do Sal continua intensa. A autarca de Setúbal quer que a CP “volte atrás” na decisão e criou uma comissão de trabalho formada pela Câmara de Setúbal e a Comissão de Utentes da Linha do Sado para tomar medidas contra a decisão da CP. A comissão vai ainda iniciar o diálogo com a câmara de Alcácer do Sal para promover um abaixo-assinado que será entregue no ministério da economia nos primeiros dias de Janeiro. A ligação entre Setúbal e Faro era feita à mais de 90 anos pela linha do Sado.
Setúbal quer de volta os comboios para o Algarve 


“Se o ministro da economia não recuar nesta medida que vai prejudicar os setubalenses e as populações vizinhas, a comissão de trabalho efectuará novas acções”, conta a presidente da Câmara de Setúbal.
Para Maria das Dores Meira,  “não há outra alternativa em Setúbal senão a reactivação dos serviços regional e Intercidades”, afirma acrescentando que “a verdadeira razão desta decisão da CP prende-se apenas com a cega e desequilibrada redução de custos”.
 A presidente da câmara não percebe “por que razão têm os setubalenses e as populações vizinhas de ser os únicos prejudicados apenas para beneficiar outros em meia hora de percurso” e adianta mesmo a componente ambiental que vai ser prejudicada com a medida da CP. 
“Se os governos mundiais lutam pela redução na emissão de dióxido de carbono para a atmosfera, o facto de a CP fazer com que os setubalenses se desloquem no seu carro para a estação do Pinhal Novo de forma a poder apanhar o Intercidades, vai contra a Convenção de Quioto”, assevera Maria das Dores Meira.
No distrito, o serviço regional até Tunes deixa de fazer serviços nas localidades de estações e apeadeiros de Setúbal, Praias do Sado, Mouriscas do Sado, Monte Novo-Palma, Alcácer do Sal, Grândola, Canal Caveira, Azinheira dos Barros, Lousal e Alvalade.
PCP e “Os Verdes” já comunicaram que querem ouvir o ministro dos transportes na Assembleia da República. 


Agência de Notícias

Comentários