Festas de Fim-de-ano: Sesimbra

Mergulhar no fim-de-ano

Passar a última meia hora do ano debaixo do mar e receber os primeiros minutos de 2012 em pleno mergulho na baia de Sesimbra é, sem dúvida, um dos maiores “tesouros” da vila para a festa de final de ano. No mar, mas também em terra, a festa é bonita e animada. O comércio local ajuda e estará de portas abertas madrugada dentro. A vereadora do turismo diz que a autarquia vai gastar 15 mil euros mas... vale bem a pena.
Sesimbra recebe 2012 com muita luz, cor e inovação fora e dentro de água


A passagem de ano em Sesimbra vai possuir um cariz de poupança económica, assumido pela autarquia, devido às dificuldades que a população passa numa altura de contenção financeira no país, mas “promete ser muito atractiva para quem deseje celebrar o novo ano numa baía que, em termos paisagísticos e turísticos, rivaliza com a Madeira”. Felícia Costa, vereadora do turismo na Câmara de Sesimbra, admite que “o espectáculo piromusical e a natação sincronizada feita por mergulhadores na baía” são elementos diferenciadores que merecem destaque.
Cerca de quatro centenas de mergulhadores já confirmaram que vão voltar a passar o ano no fundo das águas da Baía de Sesimbra. Apesar do frio, as condições climatéricas vão permitir que tanto em terra como no mar o programa do Réveillon de Sesimbra decorra como planeado. 
Perto de quatro dezenas de mergulhadores vão comemorar as 12 badaladas dentro de água, dando continuidade a uma passagem de ano conhecida por ser das mais originais do país. Os participantes entrarão na água, por volta das 23.30 horas, na Praia do Ouro, em frente ao Hotel do Mar, equipados com lanternas para, em conjunto, formarem um círculo com luzes.
“Chegar à superfície e observar ao longe o fogo-de-artifício é como que se o tempo parasse. São momentos mágicos e intensos”, afirma Jorge Silva, um dos responsáveis pela organização da passagem de ano subaquática. “Durante a noite não é possível admirar as riquezas do fundo marinho da região mas nesses minutos o que conta é a experiência que se vive e as recordações que se guardam”, reforça Jorge Silva.
“Com um orçamento dedicado à passagem de ano que é ousado mas nada significativo se comparado com alguns municípios portugueses”, diz a responsável pela pasta do turismo do município. Ao todo serão 15 mil euros que a autarquia de Sesimbra gastará na organização das festividades.
Felícia Costa espera que “haja uma grande afluência populacional na noite de 31 de Dezembro em plena zona marginal da vila para aproveitar um programa gratuito”, onde os mergulhadores vão “promover um espectáculo sem igual”, também conhecido por “Réveillon Sub”.


E em terra...
400 pessoas começam 2012 nas profundezas do oceano 


Se no mar há a magia inovadora do fim do ano de Sesimbra, em terra a animação está garantida. A animação musical, que tem início às 22 horas no Largo da Marinha e no Largo de Bombaldes, vai ser entregue aos DJ’s Mark Soul e Black que, até às duas da manhã, estarão “encarregues de proporcionar bons momentos de convívio gratuito aos turistas”. Felícia Costa afirma ainda que “na actual conjuntura económica, já não é esperado que as pessoas gastem muito dinheiro como em outros anos”, mas admite que “o retorno financeiro pela organização da passagem em Sesimbra, pode estar garantido para a restauração e bares ”, que vão estar abertos pela madrugada dentro. Tal como é habitual, os estabelecimentos comerciais da vila associam-se à festa e vão manter-se abertos até de madrugada.

Sesimbra acordada madrugada dentro

Às doze baladas da meia-noite do dia 31 de Dezembro, o espectáculo piromusical, com cerca de dez minutos de duração, estará localizado na fortaleza do Castelo de Santiago ao som de Handel e John Miles, e é “aguardado com muita expectativa”. A aposta “desde há quatro anos” da Câmara Municipal de Sesimbra nas festividades da passagem de ano é realizada com a esperança de “ver na vila milhares de pessoas provenientes de vários locais do país para desfrutarem as imensas qualidades que a localidade tem para fornecer, desde a cultura gastronómica às belas paisagens”, conclui a vereadora do turismo de Sesimbra.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários