Festas de Fim-de-ano: Almada

Almada animada na última noite do ano

É de festa a última noite de 2011, em Almada. E de muita música, a primeira madrugada do ano de 2012. Com o Tejo em pano de fundo e com Lisboa do outro lado – sem festa no Terreiro do Paço – Almada, em conjunto com DJ´s da rádio pública de Portugal, prometem um começo de 2012 muito animado. E não faltam transportes públicos para levar e trazer pessoas. Para um final de ano mais religioso, o Santuário do Cristo-Rei também estará aberto durante a última noite do ano.
Não faltará fogo de artificio junto ao Tejo, em Almada 


A Fragata D. Fernando II e Glória e o rio Tejo são o cenário da festa de passagem de ano que a Câmara de Almada oferece a todos os que se queiram deslocar até Cacilhas. 
A partir das 22h um colectivo de dj’s da Antena 3 preenche a atmosfera nocturna com os sons R&B e Hip Hop, de Mónica Mendes, e o ritmo House de Rui Estevão.
Às 00h acontece a “Noite de Estrelas”, um espectáculo piromusical que se prolonga durante 12 minutos, sobre o estuário do rio Tejo. A noite prossegue com os Dj’s da Antena 3, que garantem música para todos até à 01h30 da madrugada. 
A organização é da Câmara Municipal de Almada e conta com o apoio da Antena 3.

Transportes públicos são melhor opção 

Nesta noite o melhor é deixar de lado o carro e usar os transportes públicos. O Metro Sul do Tejo, os Transportes Sul do Tejo e a Transtejo vão ajustar os seus horários para dar resposta às necessidades sentidas nesta noite tão especial. 
Os Transportes Sul do Tejo vão suspender todas as carreiras no dia 31 de Dezembro, a partir das 23 horas, mas asseguram quatro carreiras especiais para apoio nas deslocações para o espectáculo de fim de ano. 
Também a Transtejo fará desdobramento da carreira que sai de Cacilhas, após a realização do fogo-de-artifício, caso seja necessário.

Cristo-Rei oferece passagem de ano diferente
Cristo-Rei receberá passagem de ano religiosa 

E para quem quer passar a última noite do ano em paz e entrar em 2012 em harmonia, Almada também é o sitio certo para isso. O Santuário de Cristo-Rei, em Almada, diocese de Setúbal, promove pelo segundo ano consecutivo uma celebração para a passagem de ano, este sábado.
O padre Sezinando Alberto, reitor do Santuário, explicou que no ano passado este evento contou com mais de 200 pessoas e que a nova edição conta já com mais de 100 inscrições.
“O Santuário quer cada vez mais ter esta dimensão espiritual, não apenas paisagística, turística, e daí que crie uma oportunidade para muitas pessoas de passar o ano num ambiente cristão, de oração, mas também com aspecto lúdico”, indica o sacerdote.
A passagem de ano no Cristo-Rei inclui uma missa de acção de graças pelo ano que termina, a exposição do Santíssimo Sacramento até perto da meia-noite, altura em que os participantes sobem ao miradouro para ver o fogo-de-artifício de Almada e de Lisboa (Parque das Nações). No final, os responsáveis oferecem “bolo-rei, champanhe e chá”. As inscrições ainda estão abertas através do endereço electrónico secretaria@cristorei.pt ou pelo telefone 212751000.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários