Embarcação típica da Moita integrada na Marinha

 Varino "O Boa Viagem"  inscrito no Livro de Registos da Marinha do Tejo

O varino municipal “O Boa Viagem” foi formalmente integrado na Marinha do Tejo, como primeira embarcação tradicional de grande porte. Este acontecimento decorreu durante o habitual Jantar de Gala da Marinha do Tejo, que encerra o ano náutico, que decorreu, no dia 17 de Dezembro, no Pavilhão das Galeotas do Museu da Marinha.

Totalmente recuperada, embarcação voltou ao Tejo neste Verão  


“O Boa Viagem” junta-se assim às 57 embarcações típicas do Tejo (29 canoas e 28 catraios) que já foram inscritas no Livro de Registos da Marinha do Tejo, no ano 2011/2012. A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara da Moita, João Lobo.
Recorde-se que o “Boa Viagem” voltou ao Tejo [depois de obras de restauro] restauro no Verão de 2011. A recuperação, envolvendo um investimento que ascendeu aos 445 mil euros, insere-se no âmbito da Operação de Valorização Integrada da Zona Ribeirinha – Da Caldeira da Moita à Praia do Rosário – e implicou a substituição quase total da estrutura do varino, tendo sido utilizadas entre 60 a 70 toneladas de madeira para a reconstrução das diferentes partes desta embarcação tradicional. Os trabalhos, realizados no Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos, foram executados de acordo com os saberes, materiais e técnicas ancestrais da carpintaria naval para se preservar a originalidade e especificidade do varino.
De referir que a Câmara da Moita foi pioneira na aquisição e recuperação, em 1981, de uma embarcação típica do Tejo. Desde essa altura, colocou o varino “O Boa Viagem”, património vivo deste concelho, ao serviço da população, proporcionando passeios fluviais pelo Tejo, que decorrem, habitualmente, entre Abril e Outubro.

Agência de Notícias 

Comentários