Em Reportagem: Banco Alimentar contra a fome

 289 toneladas contra a fome no distrito 


Menos 39,2 toneladas comparativamente à campanha do ano passado foi o resultado final da recolha de alimentos do Banco Alimentar, em Setúbal. Ainda assim, a campanha angariou, em 14 concelhos, um total de 289,8 toneladas de géneros alimentícios. Almada foi quem contribuiu com mais. 62 Toneladas e meia.
2800 voluntários ajudaram o BA Setúbal 


Os géneros alimentícios angariados no fim-de-semana, na 23.ª campanha do Banco Alimentar Contra a Fome de Setúbal, destinam-se a serem distribuídos a partir da próxima semana pelos mais necessitados.
A campanha esteve nos 13 concelhos do distrito de Setúbal, e em mais um, extra-fronteiras, Odemira, (distrito de Beja), concelho abrangido pelo Banco Alimentar Contra a Fome de Setúbal. No total, foram 174 as superfícies comerciais, das mais variadas dimensões, nas quais os 2800 voluntários procederam à recolha de bens alimentícios.
“Esta campanha previa-se especialmente difícil face às conhecidas dificuldades económicas da população”, refere o comunicado final do Banco Alimentar, acrescentando que “em quase todas as superfícies comerciais, de grande e média dimensão, baixaram significativamente o volume de alimentos recebidos, com inúmeros clientes dessas superfícies comerciais referido as dificuldades económicas por que passam”.
A instituição refere que “apesar dos alimentos recolhidos nas pontuais campanhas representarem uma percentagem reduzida dos alimentos recebidos e distribuídos no Banco Alimentar de Setúbal, são uma mais-valia preciosa, permitindo a sua distribuição ao longo de 6 meses, e de forma regular, por 146 instituições de solidariedade social, possibilitando o apoio a cerca de 26 mil pessoas”.

Almada foi quem mais contribuiu  


Em matéria de toneladas de bens recolhidos junto das populações, que fizeram compras este sábado e domingo nos supermercados da sua área de residência registaram-se as seguintes quantidades: Almada (62,5 toneladas); Seixal (42,7); Barreiro (36,7); Setúbal (34,9); Montijo (21,8); Sesimbra (20,4); Palmela (15,8); Santiago do Cacém (15,2); Moita (13,8); Sines (6,9); Alcochete (6,3); Odemira (5,5); Grândola (4,1) e Alcácer do Sal (3,3).
“As dificuldades do momento presente, que todos sentimos, dão-nos razões acrescidas para continuar a trabalhar, exigindo do nosso Banco Alimentar, um esforço para repensar na forma de chegar junto daqueles que mais necessitam. Queremos continuar a contribuir para minimizar o impacto das dificuldades actuais”, conclui o BA de Setúbal

2950 Toneladas recolhidas em Portugal


Apesar das dificuldades, portugueses continuam a ajudar 


A nível nacional, o Banco Alimentar contra a fome angariou mais de 2950 toneladas de alimentos durante o fim-de-semana na campanha realizada em 1615 superfícies comerciais do país e que atingiu resultados semelhantes aos do ano passado.
De acordo com um comunicado do Banco Alimentar, os géneros alimentares recolhidos em 1615 superfícies comerciais vão ser distribuídos na próxima semana a mais de 2047 Instituições de Solidariedade Social que os vão entregar a 329 mil pessoas com carências alimentares.
A presidente da Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome, Isabel Jonet, refere em comunicado que "tanto as quantidades recolhidas como o número de voluntários (mais de 36 mil) ultrapassaram todas as expectativas".

106 toneladas de comida dadas por dia


"Em termos de quantidades, os resultados atingidos comparam muito razoavelmente com os melhores alcançados no ano passado por esta altura do ano, pese embora a evidente contracção do rendimento disponível e do poder de compra dos portugueses", refere Isabel Jonet.
Ao longo desta semana, até domingo os portugueses podem ainda contribuir para os Bancos Alimentares Contra a Fome online, no site www.alimentestaideia.net , uma nova plataforma de recolha de alimentos na Internet.
A nova plataforma permite comprar na Internet "ao mais baixo preço do mercado, um conjunto de seis produtos alimentares para ajudar as famílias e cujo pagamento pode ser feito por Multibanco ou Visa.
Em 2010, os 19 Bancos Alimentares Contra a Fome Operacionais distribuíram um total de 26.567 toneladas de alimentos, ou seja um movimento médio de 106 toneladas por dia útil.

Paulo Jorge Oliveira




Comentários