PSD culpa antigo governo por UCCI de Alhos Vedros continuar encerrada

PSD defende abertura imediata da Unidade de Cuidados Continuados Integrados em Alhos Vedros

Os deputados eleitos pelo círculo de Setúbal, pelo PSD, estiveram esta semana no “seu” distrito. Em Alhos Vedros, os sociais-democratas defendem a abertura imediata da Unidade de Cuidados Continuados Integrados que está pronta e... fechada. No Concelho de Santiago do Cacém, Pedro do Ó Ramos anunciou a construção de um lar de idosos na freguesia de Alvalade. Paulo Ribeiro, em Setúbal, em época de Natal  - e de crise – enalteceu o trabalho das paróquias locais junto de quem mais precisa.
Velho Hospital de Alhos Velhos encerrou em 2006.Novo ainda está por abrir 


Os deputados social-democratas do distrito de Setúbal, Bruno Vitorino e Maria das Mercês Borges, defendem que a Unidade de Cuidados Continuados Integrados “Francisco Marques Estaca Júnior”, da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, é um equipamento de grande importância e que necessita de entrar em funcionamento o mais brevemente possível para dar resposta às necessidades da população.
Em visita efectuada esta manhã, o deputado Bruno Vitorino lembrou que as instalações estão prontas a ser utilizadas há 6 meses e que ainda não se encontram em funcionamento devido à falta da assinatura do protocolo com a segurança social, que irá permitir o seu financiamento e culpa o anterior governo por isso.
“Quando o Governo anterior aprovou a construção desta unidade, deveria, nessa altura, ter acautelado o financiamento necessário ao seu funcionamento. Houve políticas e políticos que decidiram avançar com a construção sem garantias da existência de verbas necessárias para assinar o respectivo protocolo. Isto é criminoso pois põe em causa a sustentabilidade das instituições”, sublinhou o social-democrata.
Mercês Borges afirma que esta é uma “unidade bastante importante para o concelho da Moita”, que conta com 52 quartos, permitindo o funcionamento de 75 camas: 15 destinadas a Cuidados Paliativos, 30 a Cuidados de Média Duração e Reabilitação e 30 de Cuidados de Longa Duração e Integração.
“Este é um investimento na ordem dos 6 milhões de euros e que contribui para a criação de dezenas postos de trabalho directos”, acrescentou a deputada.
Bruno Vitorino garantiu ainda o empenho dos deputados do PSD do Distrito de Setúbal para tentar desbloquear esta situação, permitindo assim que a unidade entre em funcionamento o mais depressa possível.

Inaugurada em Julho deste ano?

Este equipamento, localizado na Rua D. João de Almeida, no Bairro Gouveia, em Alhos Vedros, alarga o âmbito de intervenção na área assistencial e de saúde da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros. A nova Unidade de Cuidados Continuados, moderna e bem equipada, cujo investimento foi de cerca de 6 milhões de euros (750 mil comparticipados pela Administração Central) vai possibilitar o internamento de 75 utentes: 30 de média duração (por um período máximo de 3 meses), 30 de longa duração (máximo de 9 meses) e 15 utentes de cuidados paliativos.
Em Julho deste ano, quando foi inaugurado, o vice-presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, afirmou que “este acto assinala um passo em frente nos cuidados de saúde oferecidos à população”. No entanto, e apesar de inaugurado em Julho de 2011, a Unidade continua sem utilidade e fechada.


Construção de novo lar em Alvalade Sado avança em breve

Outro deputado da nação, da bancada social-democrata, que esteve hoje no Distrito de Setúbal foi Pedro do Ó Ramos. Na visita que fez à Freguesia de Alvalade de Sado, o deputado defendeu a importância da construção de um novo lar naquela freguesia do concelho de Santiago do Cacém. Recorde-se que a construção de um lar é um desejo antigo da população.
Em visita à Casa do Povo de Alvalade, no almoço de Natal com os utentes e funcionários da Instituição, Pedro do Ó Ramos salientou o empenho e dedicação da direcção desta instituição para a construção de um novo lar, que começará muito em breve.
“Já foi assinado o contrato que irá permitir a construção de um equipamento muito importante para a população de Alvalade Sado, que contará com 60 camas”, adianta.
O deputado do PSD diz que esta é uma boa notícia, sobretudo quando a população portuguesa está cada vez mais envelhecida e são precisos equipamentos de qualidade que dêem apoio à população mais carenciada.

Paulo Ribeiro enaltece trabalho das paróquias
Paulo Ribeiro visitou Paróquia, em Setúbal 

Na segunda-feira, outro deputado laranja andou pelo distrito. Na altura, Paulo Ribeiro realçou o trabalho realizado pelas paróquias do distrito de Setúbal junto de quem mais necessitando, garantindo assim que a população mais carenciada tenha ajuda para colmatar as principais necessidades.
Em visita, esta segunda-feira, ao Centro Paroquial Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal, o social-democrata destacou todo o empenho e vontade das paróquias na ajuda aos mais necessitados, numa altura em que o país atravessa uma grave crise económico-financeira.“Estas instituições substituem muitas vezes o próprio Estado no apoio às famílias carenciadas, sendo a sua acção bastante importante”, sublinhou o deputado da Assembleia da República.
Paulo Ribeiro considera que o trabalho desenvolvido pelas instituições, a par dos programas que o Governo lançou neste âmbito, nomeadamente o Plano de Emergência Social, permitem melhorar as condições de vida de muitas famílias carenciadas.

Agência de Notícias 

Comentários