Autarcas de Alcochete visitam escolas no Natal

Junta de Alcochete oferece estojos a alunos do pré-escolar

A Junta de Freguesia de Alcochete assinalou no dia 14 de Dezembro, a chegada de mais uma quadra natalícia junto dos alunos do pré-escolar e das Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Alcochete, com a distribuição de 597 estojos com materiais diversos para a realização de trabalhos de artes visuais. 


Crianças de Alcochete ganharam prende de Natal da Junta de Freguesia
De acordo com o Presidente da Junta de Freguesia de Alcochete, Estêvão Boieiro, trata-se de uma iniciativa bastante gratificante, todavia, a sua concretização só é possível devido às verbas que são concedidas pela Câmara Municipal no âmbito do protocolo de descentralização de competências para as Juntas de Freguesia do Concelho.
“Para nós é cada vez mais difícil mantermos esta iniciativa por questões financeiras, mas, o balanço que faço é extremamente positivo porque não há nada melhor do que a alegria das crianças, que é visível em todas as salas de aula que visitamos. Por esta razão, vale muito a pena levarmos a cabo este tipo de iniciativas porque tudo é genuíno, não há nada premeditado”, salientou Estêvão Boieiro.
Para além do carácter pedagógico desta iniciativa, o Presidente da Junta de Freguesia frisou ainda a sua vertente solidária e social, visto que “há consciência que para muitas crianças esta será uma das poucas ou a única prenda que vão obter durante o Natal”. 
Durante a visita à Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Restauração, o Presidente da Câmara de Alcochete, Luís Miguel Franco, congratulou a realização desta iniciativa e, no que respeita à oferta educativa no Município, destacou que brevemente a população de Alcochete terá um novo equipamento escolar ao seu dispor com a inauguração do Centro Escolar, em São Francisco.

Crianças “preservam estes presentes”

Para a Directora do Agrupamento de Escolas El-Rei D. Manuel I, Augusta Alves, esta é uma iniciativa com inúmeras mais-valias. Para além de aproximar os eleitos das crianças, é “uma acção que vem suprir alguma falta de material que, efectivamente, se sente neste momento e, por outro lado, as crianças recebem muito bem estes presentes e, o mais importante, preservam-nos”.
A distribuição de ofertas de Natal nos Jardins-de-Infância e das Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico é uma das acções que têm sido desenvolvidas em conjunto entre a Junta de Freguesia de Alcochete e o Agrupamento de Escolas do concelho.
Recorde-se que, na Galeria Municipal, está patente a exposição “O Natal ecologicamente produzido pelas crianças” resultante de um outro projecto comum à Junta de Freguesia de Alcochete e ao Agrupamento de Escolas El-Rei D. Manuel I.

Agência de Notícias 

Comentários