Vinho

Palmela volta a ser Capital do vinho...

No próximo fim-de-semana, nos dias 26 e 27, Palmela será a capital portuguesa dos vinhos, de golfe e do descanso. O ‘Palmela Wine 2011’ oferece a todos os participantes a oportunidade de provar alguns dos melhores vinhos da região e de degustar alguns dos melhores produtos de Setúbal.
Luís Calha, Joaquim Rosa do Céu e Clara Rebola, do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo

Durante os dois dias, os vinhos da Península de Setúbal serão o centro de todas as atenções. Mas não faltarão outras iguarias gastronómicas, como os queijos e as tortas de Azeitão, as ostras do Sado e o licor da maçã riscadinha de Palmela. 
Há ainda visitas pela vila, debates sobre os produtos da região, demonstrações de cozinha, concertos de um grupo de canto gregoriano e uma ‘wine party’, com animação fora de horas, na Pousada de Palmela. Mas tudo começa com um torneio de golfe.
O evento antecede uma data importante. No dia 29 será escolhida a Cidade Europeia do Vinho. Palmela é um dos seis municípios portugueses concorrentes, a par de Beja, Cartaxo, Barcelos, Viana do Castelo e Cantanhede. A região aguarda ainda a candidatura da Serra da Arrábida a Património Mundial da UNESCO, em 2012.
"É com grande orgulho que recebemos o Palmela Wine 2011. Os vinhos são uma das melhores formas de promover a região. São uma marca de prestígio e uma das principais exportações nacionais”, referiu Luís Calha, vereador do Desenvolvimento Económico e Turismo da Câmara de Palmela.
A apresentação do evento aconteceu, porém, no Terreiro do Paço, em Lisboa. A 44 quilómetros de Palmela. Uma tentativa de captar mais gente para a vila setubalense. 
Palmela está próximo do principal mercado: Lisboa. É importante descobrir o que se produz nas outras partes do País. E os vinhos são produtos de excelência”, realçou Joaquim Rosa do Céu, presidente do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo.

Apresentação com muito humor!
Luís Filipe Borges foi o "apresentador" de serviço 

Luís Filipe Borges, humorista e apresentador do programa 5 para a Meia Noite foi o apresentador de serviço e levou o colega Pedro Fernandes. 
Com muito humor à mistura, lamentou a ausência de enólogos verdadeiros. Aqui entraram os ‘ribatexanos’, Magalhães Coutinho e Barão Caramba, personagens interpretadas pelos comediantes Pedro Miguel Ribeiro e António Raminhos, descritos como “latifundiários que gostam da boa vida, da mulher e da amante”. Dois burgueses, conhecedores de tudo o que é vinho, desde o frutado  “da quinta da Compal” ao ‘branco-tinto-rosé’.
Tenho uma quinta que vai de Santarém até ao Porto”, dizia Barão Caramba. “Eu sou dono de tudo aquilo que não se vê”, respondia Magalhães Coutinho.
”B
ebam agora antes que apareça o Toy”, sorriu Luís Filipe Borges. O cantor apareceu mesmo, mas não bebeu tudo. Natural de Setúbal e residente em Palmela, o músico dá a cara pelos produtos da região e participou no ‘sketch’ humorístico, com um bigode igual ao dos latifundiários...
No final, juntaram-se os cinco e degustaram o que de melhor se faz nas vinhas dos concelhos de Palmela e Setúbal.

Agência de Notícias 

Comentários