Saúde Pública

Acções de sensibilização alertam para a preservação da saúde pública

O município do Seixal está a promover, até 18 de Novembro, acções de sensibilização para incentivar a adopção de comportamentos adequados para a preservação do ambiente e do bem-estar dos animais de estimação e das pessoas. Entre essas iniciativas teve lugar, no dia 29 de outubro, a 1.ª Cãominhada Baía do Seixal, na qual os participantes foram convidados a responder a perguntas sobre a problemática dos dejectos caninos em espaço público. 

Seixal quer ruas e jardins "limpos" de dejectos 


Este é um tema que também está a ser abordado através de acções de sensibilização que incluem a distribuição de folhetos. A iniciativa decorre junto dos munícipes, preferencialmente donos ou acompanhantes de cães, em diversos espaços públicos do concelho e pretende dar a conhecer as boas práticas ambientais nesta matéria, assim como as normas e sanções previstas no Regulamento Municipal sobre Resíduos Sólidos Urbanos (art.º21 e art.º 38, n.º4, alínea g). De salientar que o abandono de dejectos caninos no espaço público é punível com coima que pode ir de 24,94 euros a 1870,495 euros. 
Durante a 1.ª quinzena de novembro, já vários locais públicos em Amora, Miratejo, Santa Marta do Pinhal e Torre da Marinha e Paio Pires acolheram a iniciativa. Segue-se no dia 17 de Novembro, a Rua Paiva Coelho, Rua Cândido dos Reis e Jardim do Seixal.
O objectivo é prevenir a ocorrência destes ilícitos e alertar para os riscos de saúde pública, associados à conspurcação do espaço público urbano (jardins, parques infantis e passeios). Entre as doenças transmitidas ao homem pelos animais (zoonoses) estão a raiva e a febre da carraça, que devem ser prevenidas através da vacinação e desparasitação dos animais domésticos. 
Após esta primeira fase de sensibilização, a câmara municipal vai intensificar as acções de fiscalização que podem vir a incluir a aplicação de coimas aos infractores, como forma dissuasória de comportamentos menos correctos. 
A autarquia do Seixal pede a colaboração dos munícipes para a preservação da saúde e do ambiente.
                       

Agência de Notícias 

Comentários